Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1180943
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTOS, F. C.
dc.contributor.authorROSA, S. D. V. F. da
dc.contributor.authorPEREIRA, D. de M.
dc.contributor.authorFREIRE, A. I.
dc.contributor.authorCHAVES, A. R. C. da S.
dc.contributor.authorPEREIRA, C. C.
dc.contributor.authorLIMA, F. F. F. de
dc.date.accessioned2025-11-03T13:50:42Z-
dc.date.available2025-11-03T13:50:42Z-
dc.date.created2025-11-03
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 7., 2011, Araxá. Coletânea de anais: I a VII. Brasília, DF: Embrapa Café, 2011.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1180943-
dc.descriptionO ciclo fenológico do cafeeiro é composto pelas fases vegetativa e reprodutiva. A fase reprodutiva se caracteriza por apresentar várias floradas e esse comportamento favorece a desuniformidade da maturação, o que ocorre também dentro de uma mesma florada. Uma das etapas pós-colheita de grande importância é a secagem, sendo este processo influenciado por vários fatores, como método de secagem, temperatura e umidade relativa do ar de secagem e velocidade de secagem. O controle desses fatores é fundamental para a obtenção de um produto final com alta qualidade. Objetivou-se com esta pesquisa avaliar a qualidade fisiológica de sementes de café arábica em diferentes estádios fenológicos e condições de secagem. As sementes foram avaliadas nos estádios de desenvolvimento verde, verde cana, cereja, passa e seco, após três tratamentos de secagem: sem secagem, sementes avaliadas imediatamente após a colheita e antes que os frutos perdessem água; secagem convencional, em que os frutos foram colocados em camada única dentro de bandejas plásticas e deixados em ambiente de laboratório, até que atingissem a umidade desejada; secagem em ambiente controlado, realizada em estufa com circulação forçada de ar, regulada à temperatura constante de 35oC. Após cada tratamento de secagem os frutos foram descascados manualmente e as sementes avaliadas pelo teste de germinação. Conclui-se que sementes de café colhidas no estádio fenológico cereja apresentam melhor qualidade fisiológica; a secagem proporciona redução da qualidade fisiológica de sementes de café sendo esta redução maior quanto maior a velocidade de secagem; secagem convencional, lenta, favorece a qualidade fisiológica de sementes de café colhidas no estádio verde cana.
dc.format1 CD-ROM
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectQualidade fisiologica
dc.titleSensibilidade à dessecação de sementes de café em diferentes estádios fenólogicos.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroCafé
dc.subject.thesagroSecagem
dc.subject.thesagroMaturação
dc.subject.thesagroSemente
riaa.ainfo.id1180943
riaa.ainfo.lastupdate2025-11-03
dc.contributor.institutionFLÁVIA CARVALHO SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS.; STTELA DELLYZETE VEIGA FRANCO DA ROSA, CNPCA; DÉBORA DE MATOS PEREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; ANA IZABELLA FREIRE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; ANA ROSÁLIA CALIXTO DA SILVA CHAVES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; CRISTIANE CARVALHO PEREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; FERNANDA FERNANDA FRANÇA DE LIMA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (SAPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CNPCa-1940-AA.pdf40,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace