Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1180943
Title: Sensibilidade à dessecação de sementes de café em diferentes estádios fenólogicos.
Authors: SANTOS, F. C.
ROSA, S. D. V. F. da
PEREIRA, D. de M.
FREIRE, A. I.
CHAVES, A. R. C. da S.
PEREIRA, C. C.
LIMA, F. F. F. de
Affiliation: FLÁVIA CARVALHO SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS.; STTELA DELLYZETE VEIGA FRANCO DA ROSA, CNPCA; DÉBORA DE MATOS PEREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; ANA IZABELLA FREIRE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; ANA ROSÁLIA CALIXTO DA SILVA CHAVES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; CRISTIANE CARVALHO PEREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; FERNANDA FERNANDA FRANÇA DE LIMA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS.
Date Issued: 2011
Citation: In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 7., 2011, Araxá. Coletânea de anais: I a VII. Brasília, DF: Embrapa Café, 2011.
Description: O ciclo fenológico do cafeeiro é composto pelas fases vegetativa e reprodutiva. A fase reprodutiva se caracteriza por apresentar várias floradas e esse comportamento favorece a desuniformidade da maturação, o que ocorre também dentro de uma mesma florada. Uma das etapas pós-colheita de grande importância é a secagem, sendo este processo influenciado por vários fatores, como método de secagem, temperatura e umidade relativa do ar de secagem e velocidade de secagem. O controle desses fatores é fundamental para a obtenção de um produto final com alta qualidade. Objetivou-se com esta pesquisa avaliar a qualidade fisiológica de sementes de café arábica em diferentes estádios fenológicos e condições de secagem. As sementes foram avaliadas nos estádios de desenvolvimento verde, verde cana, cereja, passa e seco, após três tratamentos de secagem: sem secagem, sementes avaliadas imediatamente após a colheita e antes que os frutos perdessem água; secagem convencional, em que os frutos foram colocados em camada única dentro de bandejas plásticas e deixados em ambiente de laboratório, até que atingissem a umidade desejada; secagem em ambiente controlado, realizada em estufa com circulação forçada de ar, regulada à temperatura constante de 35oC. Após cada tratamento de secagem os frutos foram descascados manualmente e as sementes avaliadas pelo teste de germinação. Conclui-se que sementes de café colhidas no estádio fenológico cereja apresentam melhor qualidade fisiológica; a secagem proporciona redução da qualidade fisiológica de sementes de café sendo esta redução maior quanto maior a velocidade de secagem; secagem convencional, lenta, favorece a qualidade fisiológica de sementes de café colhidas no estádio verde cana.
Thesagro: Café
Secagem
Maturação
Semente
Keywords: Qualidade fisiologica
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (SAPC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CNPCa-1940-AA.pdf40,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace