Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1180967
Título: Efeito de dietas com extrato seco de própolis sobre o desempenho e características de carcaça de coelhos
Autoria: OLIVEIRA, A. F. G.
SCAPINELLO, C.
MOURA, L. P. P. de
FRANCO, S. L.
RETORE, M.
ARAÚJO, I. G.
SATO, J.
STANQUEVIS, C. E.
Afiliação: ANDRÉIA FRÓES GALUCI OLIVEIRA, PÓS-DOUTORANDA EM ZOOTECNIA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ, MARINGÁ, PR; CLÁUDIO SCAPINELLO, PROFESSOR, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; LUCIMAR PONTARA PERES DE MOURA, PROFESSOR, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; SELMA LUCY FRANCO, PROFESSORA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; MARCIANA RETORE, CPAO; IVAN GRAÇA ARAUJO, DOUTORANDO EM ZOOTECNIA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; JOYCE SATO, MESTRANDA EM ZOOTECNIA, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA, JABOTICABAL, SP; CAROLINE ESPEJO STANQUEVIS, GRADUANDA EM ZOOTECNIA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ.
Ano de publicação: 2011
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 21.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE ZOOTECNIA, 13.; FÓRUM DE ESTUDANTES DE CURSOS DE ZOOTECNIA DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, 7.; REUNIÃO NACIONAL DE ENSINO DE ZOOTECNIA, 17.; FÓRUM DE ENTIDADES DE ZOOTECNISTAS, 23.; SIMPÓSIO ALAGOANO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 2.; 2011, Alagoas. Inovação tecnológica e mercado consumidor: anais. Maceió : UFAL: ABZ, 2011.
Conteúdo: Foram avaliados o desempenho da desmama ao abate e características de carcaça de 200 coelhos da raça Nova Zelândia Branco, oriundos de matrizes alimentadas com dietas testemunha ou com 0,05% de SLAC106 a base de extrato seco de própolis, com 1,95 mg/kg de flavonóides totais, distribuídos em gaiolas, em esquema fatorial 2x5 (duas rações fornecidas às matrizes e láparos até a desmama versus cinco rações fornecidas aos animais da desmama até o abate), com 10 repetições e dois animais por unidade experimental. As dietas fornecidas após a desmama consistiram de uma testemunha e outras quatro contendo diferentes níveis de SLAC106 a base de extrato seco de própolis (0,05; 0,10; 0,15 e 0,20%). Não houve interação (P>0,05) entre as dietas utilizadas durante o período do nascimento à desmama e as utilizadas na fase de crescimento para as características de desempenho e carcaça. As características de desempenho, peso e rendimento de carcaça não diferiram (P>0,05) para os coelhos cujas mães receberam dieta maternidade testemunha e dieta maternidade com 0,05% de SLAC106. Não houve diferença (P>0,05) para nenhuma característica de desempenho, peso e rendimento de carcaça dos coelhos, tanto para os animais que receberam a dieta testemunha e os que receberam as rações com os diferentes níveis de SLAC106 de extrato seco de própolis. Conclui-se que a adição do SLAC106 de extrato seco de própolis nos níveis estudados não proporcionou qualquer efeito no desempenho e características de carcaça dos coelhos.
Thesagro: Nutrição Animal
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NRUM-015.pdf119,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace