Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1181331
Título: Protocolo “Boas práticas para a mitigação da emissão de metano entérico em bovinos leiteiros”.
Autoria: OLIVEIRA, P. P. A.
BRUNO, J. F.
CHAMILETE, S. A. M.
FURTADO, A. J.
BRUNETTI, H. B.
NOVO, A. L. M.
ALVES, T. C.
NASSU, R. T.
BERNDT, A.
Afiliação: PATRICIA PERONDI ANCHAO OLIVEIRA, CPPSE; JAQUELINE FERNANDES BRUNO, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; SOPHIA APARECIDA MORRO CHAMILETE, CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO; ALTHIERES JOSÉ FURTADO, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; HENRIQUE BAUAB BRUNETTI, FUNDAÇÃO ARTHUR BERNARDES; ANDRE LUIZ MONTEIRO NOVO, CPPSE; TERESA CRISTINA ALVES, CPPSE; RENATA TIEKO NASSU, CPPSE; ALEXANDRE BERNDT, CPPSE.
Ano de publicação: 2025
Referência: In: OLIVEIRA, P. P. A.; NOVO, A. L. M.; BERNDT, A.; NASSU, R. T.; ALVES, T. C. (ed.). Protocolos de boas práticas para a mitigação de gases do efeito estufa em sistemas de produção de bovinos. Brasília, DF: Embrapa, 2025. cap. 1, p. 11-37.
Conteúdo: Resumo: O crescimento acelerado da população humana resultou em uma demanda por produtos de origem animal que supera sua capacidade de produção. Assim, é de extrema importância aprimorar os sistemas de produção animal para atender a essa crescente necessidade. Em busca do equilíbrio entre a oferta e a demanda, diversos métodos foram desenvolvidos com foco em aspectos como meio ambiente, bem-estar animal, manejos nutricional e reprodutivo, promoção da saúde, melhoramento genético e sustentabilidade. Isso evidencia que, apesar dessas considerações, a produtividade continua sendo o principal objetivo que orienta a produção animal. Os ruminantes, em especial, são capazes de utilizar fibras em grande quantidade e convertê-las em produtos de elevado valor nutricional para o homem. A melhoria da eficiência de conversão dos alimentos fibrosos em produtos como o leite, envolve a competência e a interação de variáveis biológicas como o genótipo, e o metabolismo, dentre outras, estando a nutrição dos animais intimamente relacionada às respostas que são esperadas. Para se produzir leite de forma mais sustentável, é necessário atentar-se a três aspectos: 1) ser socialmente justo, produzir alimento de alta qualidade e gerar empregos; 2) ser ambientalmente correto, sem agredir o meio ambiente; e 3) ser economicamente viável, gerando renda aos produtores e a toda cadeia envolvida. No entanto, os bovinos e os demais ruminantes liberam o gás metano (CH4) via eructação, sendo este um dos principais gases de efeito estufa (GEE) oriundo das atividades pecuárias. A sua liberação é o principal alvo de críticas de agentes especializados e da população em geral. O CH4 é produzido de maneira natural dentro do retículo-rúmen dos ruminantes, o que representa uma perda energética durante a digestão do alimento, além de impactar negativamente o ambiente. Neste contexto, várias instituições vêm desenvolvendo campanhas e políticas voltadas à mitigação da emissão de metano entérico. Nesse sentido, muito destaque tem sido dado ao manejo nutricional. Entretanto, as ações de melhoria dos índices zootécnicos da fazenda relacionadas à produção e reprodução também causam grande impacto sobre as emissões de CH4, consistindo em importantes estratégias para a mitigação da emissão de GEE.
Thesagro: Metano
Gado Leiteiro
Palavras-chave: Boas práticas
Bovino leiteiro
Mitigação
Selo ODS 13
ISBN: 978-65-5467-131-6
Notas: Selo ODS 13, ODS 13.
Tipo do material: Parte de livro
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Capítulo em livro científico (CPPSE)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace