Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1181660
Título: Celulose bacteriana de diferentes cepas funcionalizada in situ com cmc: impacto na produtividade, estrutura e aplicação em Emulsões Pickering.
Autoria: VASCONCELOS, S. M. F. DE
Afiliação: SARAH MARIA FROTA SILVA DE VASCONCELOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ.
Ano de publicação: 2025
Referência: 2025. 113 f. Tese (Doutora em Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Ceará, Engenharia Química. Fortaleza.
Conteúdo: A celulose bacteriana (CB) tem atraído diferentes setores por seu potencial em aplicações inovadoras, graças à sua alta pureza, resistência mecânica e excelente capacidade de retenção de água. A funcionalização da CB in situ é uma estratégia promissora para viabilizar e ampliar sua aplicação na indústria, pois pode simplificar o processo ao reduzir etapas e insumos, além de favorecer a incorporação eficiente e homogênea de propriedades de interesse. Neste estudo avalia-se se a associação da CMC à CB oferece vantagens adicionais, sobretudo em sistemas coloidais, como emulsões Pickering. Foram avaliadas três cepas do gênero Komagataeibacter: K. xylinus ATCC 53582, K. xylinus ARS B42 e K. hansenii ATCC 23769 reconhecendo-se que diferentes cepas influenciam de forma distinta o rendimento e as propriedades da CB. As produções foram conduzidas em meio Hestrin-Schramm sob condições estáticas, com análise do rendimento, morfologia e propriedades físico-químicas e funcionais, visando à obtenção de um material aplicável em sistemas coloidais, como emulsões Pickering. O cultivo estático foi realizado a 30 °C por 8 dias. Após a purificação, as membranas da cepa mais eficiente foram processadas em Ultra-Turrax e microfluidizador para obter suspensões CB:CMC usadas na preparação de emulsões Pickering. A adição de CMC (0; 0,5; 1,0; 1,5 e 2,0%) m/v influenciou significativamente o rendimento e as propriedades físico-químicas das CBs, analisadas por MEV, FTIR, DRX, TGA, reologia, ângulo de contato, condutividade e potencial zeta. A cepa ATCC 53582 apresentou a maior produção, com aumento do rendimento de 1,8 para 3,8 g/L na presença de 1,5% de CMC. As análises estruturais indicaram a incorporação de CMC à matriz celulósica, com alterações evidenciadas por FTIR e MEV. As suspensões CB:CMC apresentaram boa estabilidade e propriedades compatíveis com aplicação em sistemas coloidais. As emulsões estabilizadas por CB:CMC, exceto nas concentrações de 0 e 1,5%, apresentaram valores em módulo de potencial Zeta em torno de 44 mV, indicativos de elevada estabilidade coloidal. A microscopia revelou que as fibrilas de nanocelulose envolveram eficientemente as gotículas de óleo, favorecendo a formação de emulsões Pickering. A análise reológica demonstrou que a presença de CMC contribuiu para equilibrar a estabilidade mecânica e a fluidez do sistema. Esses resultados confirmam que a funcionalização in situ com CMC é uma estratégia promissora, prática e eficiente para ampliar o desempenho e as aplicações da celulose bacteriana.
Thesagro: Carboximetilcelulose
Emulsificante
Palavras-chave: Celulose bacteriana
Funcionalização
Notas: Orientadora: Prof. Dra. Morsyleide de Freitas Rosa Co-orientadora: Prof. Dra. Ana Iraidy Santa Brígida
Tipo do material: Teses
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Tese/dissertação (CNPAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TS-2025.011-Sarah-Frota.pdf7.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace