Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1182222
Título: Resiliência e inteligência emocional: caminhos para o desenvolvimento profissional.
Autoria: SANTOS, S. M. A. V.
DIAS, A. P. da P.
FERREIRA, A. D.
SOUSA, E. F. de
MENEZES, G. C.
NUNES, L. C. de M.
SEVERIANO, M. da S. F.
NUNES, S. P. Z.
Afiliação: SILVANA MARIA APARECIDA VIANA SANTOS, MUST UNIVERSITY; ANGÉLICA PORTELA DA PONTE DIAS, MUST UNIVERSITY; ALRIBERTO DOURADO FERREIRA, MUST UNIVERSITY; ELIZETE FREITAS DE SOUSA, MUST UNIVERSITY; GLORISMAR CALAÇA MENEZES, MUST UNIVERSITY; LUCAS CAMPOS DE MAGALHAES NUNES, GCI; MÁRCIA DA SILVA FARIAS SEVERIANO, MUST UNIVERSITY; SAYONARA PINTO ZATTA NUNES, MUST UNIVERSITY.
Ano de publicação: 2025
Referência: Cadernos Cajuína, v. 10, n. 4, 2025.
Conteúdo: O estudo abordou a importância do desenvolvimento da resiliência e da inteligência emocional no contexto profissional, reconhecendo-as como competências fundamentais para enfrentar as demandas e desafios do ambiente de trabalho contemporâneo. Partiu-se do problema: de que forma o profissional pode desenvolver sua resiliência e sua inteligência emocional para potencializar seu desempenho e enfrentar as dificuldades cotidianas? O objetivo geral foi analisar estratégias e práticas voltadas ao fortalecimento dessas competências no âmbito laboral. A metodologia adotada consistiu em pesquisa bibliográfica, com base em obras de autores brasileiros que tratam do tema. No desenvolvimento, foram explorados conceitos, características e relevância da resiliência e da inteligência emocional, bem como práticas individuais e organizacionais que contribuem para seu aprimoramento. Discutiu-se a importância do autoconhecimento, da autorregulação, da empatia, da escuta ativa e da clareza de propósito como elementos centrais no processo. As considerações finais indicaram que o desenvolvimento dessas competências é um processo contínuo, que demanda empenho individual aliado a um ambiente organizacional favorável, capaz de promover segurança psicológica, colaboração e aprendizagem constante. O estudo contribuiu ao sistematizar elementos teóricos e práticos aplicáveis ao contexto profissional, ressaltando a necessidade de novas pesquisas que aprofundem a relação entre estratégias socioemocionais e desempenho organizacional.
Thesagro: Formação Profissional
Palavras-chave: Inteligência emocional
Competência socioemocional
Digital Object Identifier: https://doi.org/10.52641/cadcajv10i4.1206
Notas: Título em inglês: Resilience and emotional intelligence: paths to professional development. Título em espanhol: Resiliencia e inteligencia emocional: caminos hacia el desarrollo professional.
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado / Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Resiliencia-e-inteligencia-emocional.pdf268,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace