Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1182496
Title: Seleção assistida por marcadores para caracteres de qualidade em programa de melhoramento de batata-doce da Embrapa.
Authors: BAPTISTA, J. P. C.
SANTOS, A. S.
ADELINO, V. R.
CHAVES, S.
PILON, L.
VENDRAME, L. P. de C.
PEREIRA, G. S.
Affiliation: J. P. C. BAPTISTA, ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA 'LUIZ DE QUEIROZ'; INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ; LUCIMEIRE PILON, CNPH; LARISSA PEREIRA DE CASTRO VENDRAME, CNPH; UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA.
Date Issued: 2025
Citation: In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GENÉTICA E MELHORAMENTO, 16., 2025. VIÇOSA. Anais. Campinas: Galoá Ciência, 2025.
Description: O resumo apresenta estudo que visou testar 20 SNPs (marcadores moleculares) para Seleção Assistida por Marcadores (SAM) em 376 genótipos de batata-doce da Embrapa, avaliando a associação com a cor da casca, cor da polpa e teor de matéria seca1111. A metodologia incluiu genotipagem KASP e análise fenotípica por colorimetria e método gravimétrico2222. Constatou como resultado que os marcadores não foram adequados para capturar a variação genética desejada na população brasileira estudada (máximo $R^2$ de 21%), sugerindo a necessidade de novos estudos genéticos.
Thesagro: Batata Doce
Ipomoea Batatas
Marcador Molecular
Variação Genética
ISSN: 2965-7180
Type of Material: Resumo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPH)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CNPH-42350-RA.pdf208,47 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace