Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1182959
Título: Oportunidades e dificuldades na produção de sementes e mudas de espécies florestais.
Autor: GAROFOLO, A. C. S.
FREIRE, J. M.
RODRIGUES, R. L. S.
Afiliación: ANA CRISTINA SIEWERT GAROFOLO, CNPAB; JULIANA MULLER FREIRE, CNPAB; REGINA LUCIA SIEWERT RODRIGUES, CNPF.
Año: 2024
Referencia: In: PIMENTEIRA, C. A. P.; ALVES JUNIOR, A. J.; OLIVEIRA, S. F.; NASCIMENTO, V. T. do; BARBOSA, J. F. da S.; LIMA, N. A. M. da R.; CELESTINO, E. A. (org.). Ciência, tecnologia e inovação agropecuária: diálogos interdisciplinares na América Latina. Belo Horizonte: Editora Poisson, 2024.
Páginas: p. 115-129
Descripción: Este estudo teve por objetivo verificar como os atores se relacionam na cadeia de produção de sementes e mudas florestais de Mata Atlântica nos estados das regiões sul e sudeste do Brasil, visando à identificação das dificuldades, oportunidades e demandas ligadas ao setor. O arcabouço da pesquisa foi pautado pela aplicação de uma matriz SWOT com base nos aspectos relacionados à produção dos viveiros considerando sua dimensão interna (fraquezas e forças) e externa (ameaças) e à visão dos viveiristas com base em sua estratégia de gestão (oportunidades). Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados questionários estruturados aplicados para viveiros cadastrados junto ao Renasem e localizados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Resultados obtidos mostraram a necessidade de acesso dos produtores à informações tais como controle da incidência de pragas e doenças e aqueles relacionados às sementes, em especial armazenamento e manutenção da germinação e aquisição). Foram constatados desafios e obstáculos à produção, relacionados à venda efetiva de mudas, à coleta de sementes, à legislação vinculada ao setor e à escassez de mão de obra qualificada. Evidenciou-se que vários pontos facilitariam a ação de um produtor de sementes e mudas florestais, tais como acesso facilitado dos técnicos para a troca de experiências, capacitação na produção de sementes e mudas de espécies florestais e políticas públicas setoriais voltadas ao incentivo fiscal do governo. Propõe-se a organização dos produtores em associações e ou cooperativas para obter melhores condições de concorrência e auxilio mútuo.
Thesagro: Pequeno Produtor
Demanda
Palabras clave: Informação
Oportunidade
Tipo de Material: Parte de livro
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Capítulo em livro científico (CNPAB)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Projeto-lupulo-do-plantio-ao-comercio.pdf8,43 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace