Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1183336
Título: Métodos para determinar as necessidades de calagem em solos dos cerrados.
Autor: SOUSA, D. M. G. de
MIRANDA, L. N. de
LOBATO, E.
CASTRO, L. H. R. DE
Afiliación: DJALMA MARTINHAO GOMES DE SOUSA, CPAC; LEO NOBRE DE MIRANDA, CPAC; EDSON LOBATO, CPAC; L. H. R. DE CASTR0, CPAC.
Año: 1989
Referencia: Revista Brasileira de Ciência do Solo, Campinas, v. 13, n. 2, p. 193-198, 1989.
Descripción: Foram avaliados e comparados os métodos de recomendação de calagem utilizados na região dos Cerrados, englobando o método baseado na diminuição do AI e no aumento do Ca e Mg, o método de saturação por bases e o SMP. Determinaram-se, também, as relações entre pH em água ou em solução de CaC)i 0,0lM com a saturação por bases e, avaliou-se a possibilidade de estimar a acidez potencial através do pH SMP, bem como de ajustar a recomendação de calcário do método SMP através da saturação por bases. O método de AI, Ca e Mg elevou a saturação por bases dos solos para um valor médio de 49,2%, sendo de 50% o limite superior de saturação por bases recomendado para solos de cerrado. Entretanto, para solos com CTC menor que 4 meq/100cm3, este método pode superestimar a necessidade de calagem. O método do SMP e o de saturação por bases se equivaleram quando a estimativa da necessidade de calagem foi feita para atingir um pH em água de 6,0, ou seja, uma saturação por bases de 50%. Em solos de Cerrados, para obtenção de pH em água entre 5,5 e 6,0, a saturação por bases deverá estar no intervalo 35-50%.
Thesagro: Calagem
Solo
Alumínio
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPAC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
metodos-para-determinar.pdf408,94 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace