Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1183812
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSILVA, W. B. DA
dc.contributor.authorBRITO, D. A.
dc.contributor.authorROCHA, A. DE J.
dc.contributor.authorSOUZA, E. G.
dc.contributor.authorSASAKI, F. F. C.
dc.contributor.authorAMORIM, E. P.
dc.date.accessioned2026-01-22T20:48:46Z-
dc.date.available2026-01-22T20:48:46Z-
dc.date.created2026-01-22
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationIn: JORNADA CIENTÍFICA EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA, 18., 2024. Inovação para a sustentabilidade agrícola. Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2025. p. 23. (Embrapa Mandioca e Fruticultura. Eventos Técnicos & Científicos, 003).
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1183812-
dc.descriptionA banana é a fruta mais produzida e consumida in natura do mundo, considerada mais importantes na dieta em regiões tropicais e subtropicais. O Brasil ocupa o quinto lugar dentre os países com maior produção do mundo, com aproximadamente 6,9 milhões de toneladas, ficando atrás de Índia, China, Indonésia e Nigéria (FAO, 2024). Os programas de melhoramento genético da bananeira utilizam diversas estratégias para obter novas variedades com maior produtividade e resistência a doenças, entre as mais modernas ferramentas da biotecnologia estão a engenharia genética, a variação somaclonal e a indução de mutações por irradiação (BORGES et al., 2016). Os somaclones resistentes a murcha de Fusarium, selecionados pelo programa de melhoramento genético da EMBRAPA, necessitam passar por avaliação agronômica, físico-química e de pós-colheita. Essas análises visam averiguar se houve melhoramento ou manutenção das características fenotípicas e fisiológicas oriundas da variedade comercial. A avaliação de pós-colheita consiste em mensurar a qualidade do fruto em relação de vida útil e a resposta ao protocolo de climatização, ambas as análises consideram os estádios de maturação, baseados na cor da casca, proposto por Von Loesecke (1950) e perda de massa, mensurada na data da colheita no estagio 1 (completamente verde) até atingir o estádio 6 de maturação (completamente amarela). [...].
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleAvaliação de pós-colheita em somaclones de bananeira Grande Naine (Cavendish, Aaa) resistentes à murcha de Fusarium
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBanana
dc.subject.thesagroDoença de Planta
dc.subject.thesagroMurcha de Fusarium
dc.subject.nalthesaurusPlant diseases and disorders
riaa.ainfo.id1183812
riaa.ainfo.lastupdate2026-01-22
dc.contributor.institutionWESLEY BARRETO DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA; DANILO ALMEIDA BRITO; ANELITA DE JESUS ROCHA; ELAINE GOES SOUZA, CNPMF; FABIANA FUMI CERQUEIRA SASAKI, CNPMF; EDSON PERITO AMORIM, CNPMF.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPMF)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
ResumosSoltos-Anais-18-JornadaCientifica-2024-paginas-23.pdf92,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace