Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1184040
Title: Perfil fermentativo e microbiológico de silagens de capim-buffel com farelo de coco.
Authors: AFONSO, L. M. R.
LIMA, D. O.
CAMPOS, F. S.
OLIVEIRA, L. M.
ARAUJO, G. G. L. de
ARAÚJO, C. de A.
Affiliation: LUCAS MOURA RIBEIRO AFONSO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; DENESON OLIVEIRA LIMA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; FLEMING SENA CAMPOS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA; LEYDIMARA MEDRADO OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; GHERMAN GARCIA LEAL DE ARAUJO, CPATSA; CLEYTON DE ALMEIDA ARAÚJO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO.
Date Issued: 2025
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 34., 2025, Salvador. Soluções para um futuro sustentável: anais [...]. Salvador: SBZ, 2025.
Pages: p. 426.
Description: O capim-buffel ( Cenchrus ciliaris L.) é uma forrageira tropical resiliente e altamente produtiva, mas sua ensilagem é limitada pelas características intrínsecas da planta, comprometendo o perfil fermentativo. Neste contexto, a adoção de resíduos agroindustriais, como o farelo de coco, subproduto da indústria de óleo de coco, surge como aditivo promissor para silagem, bem como aos princípios de economia circular. Desta forma, objetivou-se avaliar o efeito do farelo de coco sobre os parâmetros fermentativos e microbiológicos da silagem de capim-buffel. Para tanto, foram realizadas a ensilagem de capim-buffel com a inclusão de quatro níveis (0, 5, 10, 15 e 20%) de farelo de coco com quatro repetições, distribuídos em um delineamento inteiramente casualizados. Após 120 dias da ensilagem, foi realizado a abertura dos silos e aferidos o pH, capacidade tamponante, as bactérias ácido-láticas e mofos. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e regressão a uma probabilidade de 5% para o erro tipo I. O pH da silagem foi influenciado de forma quadrática (P= 0,018) demonstrando um ponto de máxima 4,5 com a inclusão de 12,14% do farelo de coco. A capacidade tamponante das silagens elevou-se (P= 0,009) conferindo um aumento de 3,19% na capacidade tamponante quando utilizado 20% de do farelo de coco. O uso do farelo de coco influenciou de forma quadrática (P= 0,039) a população de bactérias ácido-lática (BAL). A derivação da equação estimou uma população de BAL mínima de 3,00 UFC g-1 de silagem fresca quando incluídos 5,99% de FC na ensilagem de capim buffel. As colônias de Mofo avaliadas decrescem de maneira linear (P< 0,001) com a inclusão de farelo de coco, no qual apresenta 3,8 UFC g-1 de silagem fresca para silagens de 20% de farelo de coco. Deste modo, A inclusão de farelo de coco favorece benefícios ao perfil fermentativo das silagens mistas de capim buffel, sendo a inclusão de 20% de farelo de coco beneficiados o perfil fermentativo das silagens.
Thesagro: Capim Buffel
Pastagem
Cenchrus ciliaris
Forrageira Tropical
NAL Thesaurus: Pastures
Tropical pastures
Keywords: Bactérias ácido-láticas
Capacidade tampão
Resíduos agroindustriais
Farelo de coco
Type of Material: Resumo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Perfil-fermentativo-Capim-buffel.pdf2,14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace