Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1184042
Title: Balanço hídrico em ovinos alimentados com silagens de ração total à base de palma forrageira e silagem de sorgo realocado,
Authors: LUCAS MOURA RIBEIRO AFONSO
SILVA, C. de S.
CAMPOS, F. S.
SANTOS, E. M.
ARAUJO, G. G. L. de
Affiliation: AFONSO, L. M. R., UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; CRISLANE DE SOUZA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; FLEMING SENA CAMPOS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA; EDSON MAURO SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; GHERMAN GARCIA LEAL DE ARAUJO, CPATSA.
Date Issued: 2025
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 34., 2025, Salvador. Soluções para um futuro sustentável: anais [...]. Salvador: SBZ, 2025.
Pages: p. 691.
Description: O uso de silagem de ração total com a inclusão da palma forrageira visa agregar os ingredientes, favorecer a fermentação e reduzir o consumo de água via bebedouro. Entretanto, o uso de fibra fisicamente efetiva é essencial para a saúde ruminal. Deste modo, compreender como a inclusão de silagem de sorgo realocada na formulação de silagem de rações totais sobre o consumo e perdas de água em ovinos são limitadas. Deste modo, objetivou-se analisar o balanço hídrico em ovinos alimentados com silagens de ração total à base de palma forrageira e silagem de sorgo realocado. Para tanto, foram utilizados 35 cordeiros distribuídos em delineamento em blocos casualizados, com cinco tratamentos (15, 25, 30 e 40% de inclusão de silagem de sorgo realocado) e sete repetições. Para a confecção das silagens de ração total, foram utilizadas a silagem de sorgo, palma forrageira, farelo de milho, farelo de soja, sulfato de amônio e ureia. O fornecimento da dieta foi realizado duas vezes ao dia (9 h e 15 h), com 20% de sobra pré-estabelecida. A água era ofertada uma vez ao dia, sendo quantificadas as sobras com 24 horas depois. Durante o ensaio, foram distribuídos baldes para quantificar o volume evaporado. A duração do ensaio foi de 15 dias, sendo 10 dias destinados à adaptação e 5 dias destinados à coleta de dados. Os animais eram mantidos em gaiolas metabólicas, onde eram aferidos o consumo da dieta, o consumo de água e quantificados a produção de urina e fezes totais. Foram quantificadas água nas fezes, água na urina, consumo de água via alimento, consumo de água via bebedouro, consumo de água total e balanço hídrico. Os dados foram analisados por meio da análise de variância e regressão a uma probabilidade de 5%. Houve um aumento da água nas fezes (P= 0,005) e consumo total de água (P= 0,023) em 282,78 e 406,42 g.dia-1 respectivamente, com a inclusão de 35% de inclusão da silagem de sorgo realocado. A água perdida via urina (P= 0,528) e o balanço hídrico (P= 0,099) não foram pela inclusão da silagem de sorgo realocada na silagem de ração total. O consumo de água via alimento (P< 0,001) reduziu em 26,49% quando incluídos 35% de silagem de sorgo. O consumo de água via bebedouro (P= 0,043) apresentou um ponto de máxima de 402,67 g.dia-1 ao incluir 20,80% de silagem de sorgo realocada na silagem de ração total. O consumo de água total aumentou (P= 0,023) em 406,42 g.dia-1, quando incluídos 35% da silagem de sorgo realocada. A inclusão de silagem de sorgo realocada elevou o consumo total de água e a excreção fecal, sem afetar o balanço hídrico.
Thesagro: Ovino
Produção Animal
Balanço Hídrico
Palma Forrageira
Silagem
NAL Thesaurus: Opuntia stricta
Animal production
Keywords: Consumo de água
Excreção de água
Type of Material: Resumo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPATSA)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace