Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1184079
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTANA, A. R. B.
dc.contributor.authorMOREIRA, J. V. S.
dc.contributor.authorARAÚJO, J. R.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, L. A. de
dc.contributor.authorJESUS, J. L. de
dc.contributor.authorOLIVEIRA, E. J. de
dc.date.accessioned2026-02-02T17:48:42Z-
dc.date.available2026-02-02T17:48:42Z-
dc.date.created2026-02-02
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationIn: JORNADA CIENTÍFICA EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA, 18., 2024. Inovação para a sustentabilidade agrícola. Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2025. p. 78. (Embrapa Mandioca e Fruticultura. Eventos Técnicos & Científicos, 003).
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1184079-
dc.descriptionA mandioca (Manihot esculenta Crantz) é amplamente utilizada na alimentação humana e animal, sendo importante fonte de renda e subsistência para muitas familias. O amido, que compõe 80 a 90% do peso seco da raiz, é amplamente empregado nas indústrias farmacêutica, alimentícia, têxtil, dentre outras e é formado por cadeias de amilose e amilopectina. A proporção entre a amilose e amilopectina influencia diretamente nas características do amido, tais como viscosidade, textura e capacidade de gelatinação. A análise do perfil de viscosidade do amido determina parâmetros importantes, como temperatura de empastamento, viscosidade de pico, tendência a retrogradação, entre outras características, e é uma ferramenta crucial para entender as propriedades físico- -químicas do amido de mandioca. [...].
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleCaracterização do teor de amilose e perfil de viscosidade em amido de genótipos de mandioca.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroMandioca
dc.subject.thesagroGenótipo
dc.subject.thesagroAmilose
dc.subject.thesagroViscosidade
dc.subject.thesagroAmido
dc.subject.thesagroGermoplasma
dc.subject.nalthesaurusManihot
dc.subject.nalthesaurusCassava
dc.subject.nalthesaurusGenotype
dc.subject.nalthesaurusAmylose
dc.subject.nalthesaurusViscosity
dc.subject.nalthesaurusStarch
dc.subject.nalthesaurusGermplasm conservation
riaa.ainfo.id1184079
riaa.ainfo.lastupdate2026-02-02
dc.contributor.institutionANA RITA BAILHÃO SANTANA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA; JOÃO VINÍCIUS SOUZA MOREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA; JAQUELINE REIS ARAÚJO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA; LUCIANA ALVES DE OLIVEIRA, CNPMF; JACIENE LOPES DE JESUS ASSIS, CNPMF; EDER JORGE DE OLIVEIRA, CNPCA.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ResumosSoltos-Anais-18-JornadaCientifica-2024-paginas-78.pdf81,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace