Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1185654
Title: Efeito da transição de processo anammox para desamonificação na atividade específica de consumo de nitrogênio.
Authors: RUCKS, C.
BOHRER
ANTES, F. G.
KUNZ, A.
Affiliation: CAROLINA RUCKS, INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE; JAQUELINE KLEM BOHRER, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ; FABIANE GOLDSCHMIDT ANTES, CNPSA; AIRTON KUNZ, CNPSA.
Date Issued: 2025
Citation: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 19., 2025, Concórdia. Anais... Concórdia: UNC: Embrapa Suínos e Aves, 2025. p. 18-19. JINC 2025.
Description: A oxidação anaeróbia do amônio (Anammox) representa uma estratégia inovadora e eficiente para a remoção biológica de nitrogênio em efluentes com baixa relação carbono e nitrogênio (C/N), como digestatos de reatores anaeróbios. Contudo, a aplicação isolada do processo Anammox requer fontes de nitrito (NO₂⁻) externas, o que limita sua autonomia operacional e sustentabilidade em sistemas de larga escala. Diante disso, o processo integrado de Nitritação Parcial/Anammox (PN/A), conhecido também como desamonificação, tem se consolidado como uma alternativa promissora, ao permitir que parte do amônio seja previamente oxidado a nitrito por bactérias oxidadoras de amônio (BOAs), eliminando a necessidade de adição externa de NO₂⁻. Essa transição de um sistema Anammox para desamonificação implica em novos desafios operacionais, como o controle seletivo de BOAs sobre BON (bactérias oxidadoras de nitrito), o ajuste de parâmetros como pH, oxigênio dissolvido e temperatura, além da manutenção da estabilidade da biomassa Anammox. Comparando o processo de desamonificação com processos convencionais de nitrificação/desnitrificação além de se ter um menor gasto com energia (60% da demanda de oxigênio), é possível economizar totalmente a necessidade de fonte externa de carbono
Thesagro: Suíno
Suinocultura
Nitrificação
Keywords: Efluentes
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
final10611-Efeito-da-transicao-de-processo-anammox.pdf513,71 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace