Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1185671
Título: Estatística descritiva e análise exploratória dos percentis 75 da precipitação pluviométrica anual para o Estado do Piauí.
Autoria: MOUSINHO, F. E. P.
ANDRADE JUNIOR, A. S. de
GONÇALVES, A. C. A.
FRIZONE, J. A.
Afiliação: FRANCISCO EDINALDO PINTO MOUSINHO, ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA "LUIZ DE QUEIROZ"; ADERSON SOARES DE ANDRADE JUNIOR, CPAMN; ANTÔNIO CARLOS ANDRADE GONÇALVES, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; JOSÉ ANTÔNIO FRIZONE, ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA "LUIZ DE QUEIROZ".
Ano de publicação: 2004
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 33., 2004, São Pedro, SP. A inserção da engenharia agrícola em projetos nacionais: anais. Campinas: Embrapa Informática Agropecuária: Unicamp, 2004.
Conteúdo: Este trabalho objetivou a realização de uma análise estatística descritiva e exploratória dos dados do percentil 75 da precipitação anual obtidos em 165 postos pluviométricos, de modo a verificar o seu ajuste à distribuição normal. A análise foi feita a partir de medidas de posição, medidas de dispersão, bem como através do histograma, gráfico de probabilidade normal e Box-plot. Os valores do percentil 75 da precipitação anual têm uma grande variabilidade espacial tendo um valor mínimo de 232,05 e máximo de 1316,08mm, apresentando portanto uma amplitude de 1074,03mm e um coeficiente de variação que pode ser considerado alto (31,26%). As medidas de posição e dispersão sinalizam que os dados se aproximam da distribuição normal. A presença de poucos pontos afastados da reta do gráfico de probabilidade normal, também sugere que os dados analisados parecem se ajustar à distribuição normal, fato comprovado estatisticamente pelo teste de Kolmogorov-Smirnov. Não foi observada a presença de valores extremos, candidatos a outliers. A análise estatística descritiva e exploratória permitiu concluir que os percentis 75 da precipitação anual nos 165 locais estudados se ajustam à distribuição normal, podendo ser realizado um estudo geoestatístico para se avaliar a sua continuidade espacial, bem como para a espacialização dos valores para todo o Estado.
Thesagro: Precipitação Pluvial
Estatística
NAL Thesaurus: Atmospheric precipitation
Statistics
Spatial variation
Palavras-chave: Precipitação anual
Estatística descritiva
Variabilidade espacial
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstatisticaDescritivaAnaliseExploratoriaPercentis.pdf109,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace