Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/11935
Título: Protocolo de avaliação de risco do uso de agentes de controle biológico: uma proposta.
Autoria: DE NARDO, E. A. B.
CAPALBO, D. M. F.
FERREIRA, S.
JONSSON, C. M.
CASTRO, V. L. S. S. de
VALARINI, P. J.
FRIGHETTO, R. T. S.
WATANABE, M. A.
SAITO, M. L.
PARAIBA, L. C.
SA, L. A. N. de
MORAES, G. J. de
Afiliação: ELIZABETH A. B. DE NARDO, EMBRAPA-CNPMA; DEISE MARIA FONTANA CAPALBO, CNPMA; CLAUDIO MARTIN JONSSON, CNPMA; VERA LUCIA SCHERHOLZ S DE CASTRO, CNPMA; PEDRO JOSÉ VALARINI, CNPMA; ROSA TOYOKO SHIRAISHI FRIGHETTO, CNPMA; MARIA AICO WATANABE, CNPMA; MARIA LÚCIA SAITO, CNPMA; LOURIVAL COSTA PARAIBA, CNPMA; LUIZ ALEXANDRE NOGUEIRA DE SA, CNPMA.
Ano de publicação: 1994
Referência: In: SIMPÓSIO DE CONTROLE BIOLÓGICO, 4., 1994, Gramado. Anais: Sessão de Posteres. Pelotas: EMBRAPA-CPACT, 1994.
Páginas: p.91
Conteúdo: A obtenção de estimativas de um dano pelo uso de agentes de controle biológico e uma necessidade, pois são insuficientes as informa coes técnicas a respeito dos efeitos destes, sobre organismos nao visados que ocorrem no ambiente. Propõe-se elaborar um protocolo que oriente e descreva a metodologia de avaliação ecotoxicologica destes agentes para fins de registro. Diferentemente dos químicos, parâmetros como infectividade/patogenicidade devem ser avaliados, alem da toxicidade. Um numero minimo de testes devem ser exigidos porem, com resultados de alta confiabilidade, para uma decisão regulatória. Tal protocolo deve se compatibilizar com outros internacionais vigentes, mas contemplar particularidades inerentes aos ecossistemas e laboratórios brasileiros e ser revisado constantemente. A metodologia básica estará contida em uma serie de 3 ou 4 grupos de testes sequenciais, utilizando-se organismos indicadores. Duas avaliações serão realizadas: Toxicológica (potencial de danos a humanos/animais), e Ambiental (danos sobre organismos não-alvo: terrestres, aquáticos, plantas, insetos). No primeiro grupo, os organismos serão submetidos a uma dose unica máxima do agente, avaliando-se o fator dano, que sendo nulo, indicara que não existe risco, não se exigindo outros testes para registro. Se ocorrer algum efeito, testes do segundo grupo serão exigidos e assim sucessivamente. E de se esperar que a maioria dos biopesticidas requeiram somente os testes do primeiro grupo, reduzindo o tempo para registro.
Thesagro: Animal
Dano
Controle Biológico
Homem
Inseto
Meio Ambiente
Planta
Risco
Palavras-chave: Agente
Avaliação
Metodologia
Protocolo
Ecotoxicologia
Organismo não-alvo
Terrestre
Aquático
Série: (EMBRAPA-CPACT. Documentos, 5).
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1994PL001JonssonProtocolo2566.pdf63,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace