Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/13004
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 1997
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SOUZA, M. D. de
FERRACINI, V. L.
BOEIRA, R. C.
HERMES, L. C.
CABRAL, O. M. R.
TURATTI, A.
Additional Information: MANOEL DORNELAS DE SOUZA, CNPMA; VERA LUCIA FERRACINI, CNPMA; RITA CARLA BOEIRA, CNPMA; LUIZ CARLOS HERMES, CNPMA; OSVALDO MACHADO RODRIGUES CABRAL, CNPMA; ARIOVALDO TURATTI, CPACT.
Title: Comportamento dos herbicidas propanil e clomazone em solos alagados.
Publisher: In: WORKSHOP ON SPECIAL TOPICS ABOUT SOIL PHYSICS AND CROP MODELING AND SIMULATION, 1997, Piracicaba. Anais. Jaguariúna: EMBRAPA-CNPMA, 1997. p.52-54.
Series/Report no.: (EMBRAPA-CNPMA. Documentos, 6)
Language: pt_BR
Keywords: Dessorção
Soluto
Modelos de isotermas
Persistência
Produtos químicos orgânicos
Qualidade de água
Qualidade de solo
Agrotóxicos
Agroquímicos.
Description: Com os objetivos de avaliar a distribuição, persistência e degradação dos herbicidas no solo, na água e seu escape para outros corpos de água e avaliar os mecanismos de absorção/dessorção no solo, foi instalado um experimento de campo no Município de Pelotas no Rio Grande do Sul, utilizando-se os herbicidas propanil e clomazone na cultura de arroz alagado. O processo adotado para amostrar os produtos no solo foi aperfeiçoado, com a introdução de tubos de PVC perfurados que permitiam a ocorrência dos processos de troca no solo. Foram feitas as isotermas de adsorção para o propanil e clomazone, ajustadas por quatro modelos distintos. Fez-se também analise química dos grãos para os elementos N, P, K, Ca, Mg, S, Cu, Mn, Zn, determinando-se o teor de proteína bruta.Os resultados obtidos para o clomazone mostram que não houve contaminação ambiental pelo produto uma vez que nao foi detectada sua presença nas amostras de solo e agua do experimento. A ocorrência do propanil somente foi detectada nas amostras de solo coletadas com os tubos perfurados aos 30 e 120 dias após a emergência das plantas. Dos modelos de curvas de adsorção testados e comparados pelo método dos resíduos padronizados, o modelo de Freundlich foi o que melhor descreveu o comportamento dos dois produtos.
Thesagro: Adsorção
Contaminação
Risco
Solo.
Data Created: 1998-10-20
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1997PL013MDSouzaComportamento3558.PDF307,94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace