Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/153547
Título: Contribuição da biotecnologia no desenvolvimento da viticultura no Vale do São Francisco.
Autor: MELO, N. F. de
Afiliación: NATONIEL FRANKLIN DE MELO, CPATSA.
Año: 2004
Referencia: In: SEMINÁRIO NOVAS PERSPECTIVAS PARA O CULTIVO DA UVA SEM SEMENTES NO VALE DO SÃO FRANCISCO, 2004, Petrolina. Palestras... Petrolina: Embrapa Semi-Árido, 2004.
Descripción: A biotecnologia é uma das grandes áreas da ciência que tem contribuído de maneira decisiva nos rumos da agricultura mundial. Nos últimos 30 anos, diversos exemplos de sucesso da aplicação de processos biotecnológicos podem ser citados, como por exemplo, limpeza clonal, micropropagação, inoculantes para fixação de N, simbiose micorrízica, organismos geneticamente modificados, entre outros. De uma maneira geral, a biotecnologia é definida como o uso de seres vivos (por exemplo, bactérias e fungos) ou seus produtos (enzimas, metabólitos secundários, etc) no processamento de materiais para produzir bens de consumo ou serviços. Nesse caso, a sua utilização vem sendo feita há muito tempo, inclusive para a produção de queijo, pão, vinho e cerveja. As plantas per si podem ser produtos resultantes da biotecnologia, como no caso do melhoramento genético dirigido, ou ainda utilizadas na produção de compostos como por exemplo, enzimas proteolíticas (isoladas a partir do mamão, figo e abacaxi para uso na indústria de alimentos), substâncias anticancerígenas, esteróides, alcalóides, óleos e corantes resultantes de células e órgãos em cultura. Em relação à cultura da videira, a contribuição da biotecnologia na região do Vale do São Francisco encontra-se principalmente na eliminação de vírus, na seleção, manutenção e multiplicação de plantas com caracteres desejáveis, e na obtenção de novas cultivares sem sementes.
Thesagro: Biotecnologia
Cultura de Tecido
Uva
NAL Thesaurus: Grapes
Biotechnology
Tissue culture
Palabras clave: Videira
Desenvolvimento
Vale do São Francisco
Citación: (Embrapa Semi-Árido. Documentos, 185).
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
OPB586.pdf607,75 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace