Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/154339
Título: Biologia da reprodução de Turbina cordata (Choisy) Austin & Ataples (Convolvulaceae) no Sertão pernambucano, Brasil.
Autor: KIILL, L. H. P.
RANGA, N. T.
Afiliación: LUCIA HELENA PIEDADE KIILL, CPATSA.
Año: 2004
Referencia: Sitientibus - Série Ciências Biológicas, Feira de Santana, v. 4, n. 1/2, p. 14-19, 2004.
Descripción: Neste trabalho foram observados a fenologia, a biologia floral e o sistema reprodutivo de duas populações de Turbina cordata (Choisy) Austin & Staples em vegetação de caatinga, nos municípios de Santa Maria da Boa Vista e Petrolina-PE, nos períodos de março/1995 a julho/1997 e março/1999 a março/2001. Turbina cordata é uma liana perene que apresenta floração do tipo cornucópia. O pico da floração ocorre no período de março a abril, o que corresponde ao final da estação chuvosa na região. As flores são infundibuliformes, formadas por pétalas de coloração rósea, exalam odor adocicado e estão agupadas em inflorescêcias terminais do tipo cimeira, ocorrendo por volta das 07:00h, com o tempo de vida da flor de aproximadamente oito horas. As flores são visitadas por abelhas Apidae, sendo Eulaema nigrita, Centris fuscata e Centris cf. perforator consideradas como principais agentes polinizadores dessa espécie. Quanto ao sistema de reprodução, T. cordata é uma espécie alógama obrigatória, produzindo 60% dos frutos e sementes somente por polinização cruzada, sendo a herbivoria floral considerada como um dos fatores que prejudicam a reprodução da espécie.
Thesagro: Abelha
Fenologia
Polinização
Reprodução
Palabras clave: Turbina cordata
Auto imcompatibilidade
Biologia floral
Bioma caatinga
Polinilização
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
SitientibusSerieCienciasBiologicasv.4n.12p.14192004.pdf4.56 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace