Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/155851
Título: Avaliação da qualidade das águas de açudes nos municípios de Petrolina e Ouricuri, PE e Canudos e Uauá, BA: estudo de caso.
Autor: BRITO, L. T. de L.
ANJOS, J. B. dos
PORTO, E. R.
CAVALCANTI, N. de B.
GNADLINGER, J.
XENOFONTE, G. H. S.
Afiliación: LUIZA TEIXEIRA DE LIMA BRITO, CPATSA
JOSE BARBOSA DOS ANJOS, CPATSA
EVERALDO ROCHA PORTO, CPATSA
NILTON DE BRITO CAVALCANTI, CPATSA.
Año: 2005
Referencia: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CAPTAÇÃO E MANEJO DE ÁGUA DE CHUVA, 5., 2005, Teresina, PI. Anais... Teresina: ABCMAC; Governo do Estado do Piauí; Embrapa Semi-Árido; IRPAA; ASA, 2005.
Descripción: Os pequenos açudes distribuídos no Semi-Árido brasileiro representam garantia da disponibilidade de água nos períodos secos, seja para consumo humano, animal ou para produção de alimentos. Porém, não existem critérios para priorizar os diferentes usos e, muitas vezes o homem concorre com os animais e outras atividades pela água com baixa qualidade para o consumo. Este estudo teve por objetivo avaliar a qualidade físico-química e bacteriológica das águas em quatorze açudes localizados no sertão pernambucano e baiano, visando definir recomendações para melhoria da qualidade de suas águas. As amostras de água para análise bacteriológica foram coletadas e acondicionadas em caixa de isopor com gelo e enviadas ao laboratório do SENAI-CERTA, as físico-químicas foram analisadas na Embrapa Semi-Árido, em Petrolina-PE. As variáveis analisadas foram: Ca++, Mg++, Na+, K+, CO-3, HCO--3, SO-4, Cl-, pH, S.D.T., coliformes fecais e totais. A partir dos resultados, observa-se que em todas as amostras analisadas os parâmetros físico-químicos das águas estão em conformidade com a legislação que estabelece os limites máximos permitidos para consumo humano. Os sólidos dissolvidos totais atingiram máximo de 665,4 mg L-1, em Uauá-BA; os valores de pH variam de neutro a alcalino, obtendo-se um máximo de pH = 8,0. Quanto aos aspectos bacteriológicos, quatro, dos cinco açudes avaliados no município de Ouricurí-PE e todos de Canudos-BA, indicaram contaminação por coliformes fecais, estando, portanto, suas águas fora do padrão de qualidade recomendado para consumo humano de acordo com o Ministério da Saúde. Há necessidade de capacitar as comunidades quanto aos aspectos de qualidade e manejo da água, seja na fonte e, ou, na forma de tratar e armazenar a água nas residências, como forma de reduzir os índices de doenças.
Thesagro: Açude
Água
Bactéria
Barragem
Contaminação
Tratamento
NAL Thesaurus: Water
Weirs
Palabras clave: Recursos hídricos
Nordeste
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
OPB291.pdf99.88 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace