Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/156120
Title: Caracterização do perfil patogênico de isolados de Podosphaera xanthii obtidos em cucurbitáceas na região Nordeste do Brasil.
Authors: REIS, A.
DIAS, R. de C. S.
ARAGÃO, F. A. S.
BOITEAUX, L. S.
Affiliation: RITA DE CASSIA SOUZA DIAS, CPATSA.
Date Issued: 2005
Citation: Horticultura Brasileira, Brasília, DF, v. 23, n. 2, ago. 2005.
Description: O agente causal do oídio das cucurbitáceas, Podosphaera xanthii apresenta especificidade fisiológica em melão. No Brasil, a raça tem sido a predominante. No presente trabalho, 31 isolados de melão, melancia e abóbora foram coletados no Nordeste do Brasil. Estes foram avaliados quanto à virulência e especificidade por hospedeiro numa série de cultivares de melão diferenciadoras de raças, uma cultivar de abóbora, uma de pepino e duas de melancia. Foram identificadas quatro raças conhecidas (1, 2, 3 e 4) e duas outras variantes ainda não descritas na literatura. Este é o primeiro registro da presença das raças 3 e 4 noBrasil. A existência de grande diversidade de raças praticamente inviabiliza os programas de melhoramento visando a incorporação de resistência do tipo raça-específica. Os seis isolados obtidos de melancia mostraram-se específicos, sendo capazes de infectar apenas as duas cultivares desta espécie, indicando uma aparente especialização por hospedeira.
Thesagro: Patógeno
Keywords: Cucurbitácea
Podosphaera xanthii
Notes: Suplemento. Edição dos resumos expandidos do 45. Congresso Brasileiro de Olericultura; 15. Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais; 2. Congresso Brasileiro de Cultura de Tecidos de Plantas, Fortaleza, ago. 2005. 1 CD-ROM.
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OPB868.pdf104,4 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace