Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/15709
Title: Lixiviação de tebutiurom em colunas de solos coletados em áreas de recarga do Aqüífero Guarani.
Authors: BOEIRA, R. C.
SOUZA, M. D. de
MAIA, A. de H. N.
FERRACINI, V. L.
Affiliation: Rita Carla Boeira, Embrapa Meio Ambiente; Manoel Dornelas de Souza, Embrapa Meio Ambiente; Aline de Holanda Nunes Maia, Embrapa Meio Ambiente; Vera Lúcia Ferracini, Embrapa Meio Ambiente.
Date Issued: 2007
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 31., 2007, Gramado. Conquistas e desafios da ciência do solo brasileira: anais. Gramado: UFRGS: SBCS, 2007. 5 p.
Description: O Brasil possui um grande manancial de água, o aqüífero Guarani, com extensão superior a 100.000 km2 de área de recarga direta. Nessas áreas, situam-se muitas vezes extensos cultivos agrícolas, tornando-se imprescindível a avaliação e monitoramento do comportamento de agrotóxicos potencialmente contaminantes desse corpo d?água, como por exemplo o herbicida tebutiurom. Simultaneamente, torna-se necessário o desenvolvimento de métodos e técnicas expeditos que possibilitem a obtenção de informações ambientais regionais a respeito dos agrotóxicos, as quais, por sua vez, irão alimentar modelos de simulação de riscos potenciais de contaminação. Neste trabalho, comparouse a eficiência da avaliação da lixiviação de tebutiurom em três solos com diferentes propriedades físicoquímicas. Utilizaram-se colunas colunas grandes de solo construídas com PVC, com 15 cm de diâmetro por 80 cm de altura. Os solos foram acondicionados nas colunas, que dispunham de extratores de solução do solo a várias profundidades. A seguir, foram saturados com água, e após drenagem, foi aplicada a solução de tebutiurom. A solução do solo foi, após certo tempo, extraída por sucção durante 24 horas. A determinação de tebutiurom nos extratos lixiviados foi feita por cromatografia líquida. No solo mais arenoso (RQ), o produto foi detectado até 60 cm de profundidade, enquanto que no solo LVdf foi determinado apenas na camada superficial de 0-10cm e no solo LVd lixiviou até 20 cm de profundidade. Além das diferentes capacidades sortivas do solo, o uso das colunas de solo aliado às extrações de solução de solo evidenciaram diferentes riscos no potencial de lixiviação de tebutiurom entre os solos estudados.
Thesagro: Águas Subterrâneas
Impacto Ambiental
Herbicida
Lixiviação
Poluição da Água
Solo
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007AA078.pdf297.12 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace