Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/159371
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2007
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BARRETO, N. D. S.
DUDA, G. P.
OLIVEIRA, C. J.
ALMAIDA JÚNIOR, A. B.
MENDES, A. M. S.
Additional Information: ALESSANDRA MONTEIRO SALVIANO MENDES, CPATSA.
Title: Uso de fosfatos com diferentes solubilidades no conteúdo de macronutrientes da cultura do milho em dois ciclos de cultivo.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 31., 2007, Gramado. Conquistas e desafios da ciência do solo brasileira: anais. Porto Alegre: SBCS, 2007.
Language: pt_BR
Keywords: Macronutriente
Cultivo
Uso.
Description: O uso de adubos fosfatados é de fundamental importância para a produtividade agrícola, já que o P é o principal elemento limitante as culturas tornando seu uso necessário para obtenção de altas produtividades principalmente em solos brasileiros que, caracterizam-se por apresentar baixos teores de fósforo disponível às plantas. Diante dessa realidade objetivou-se avaliar o uso de distintas fontes de fosfato bem como seus efeitos residuais na cultura do milho em solo do semi-árido. O experimento foi realizado em casa de vegetação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA. Para montagem do experimento, utilizou-se um solo com baixo teor de P2O5 coletado a uma profundidade de 0 -20 cm. Foram adicionados cinco tipos de adubos fosfatados com diferentes solubilidades: Superfosfato triplo, Yoorin, Araxá, Fosfobahia e Gafsa, sob duas formas de aplicação: na superfície do vaso e Localizado, mantendo um tratamento adicional como testemunha. O experimento foi montado em blocos ao acaso com três repetições. O processo repetiu-se por dois ciclos consecutivos para que se pudesse avaliar o efeito residual. Os resultados obtidos demonstraram que as plantas de milho acumularam mais P quando submetidas à aplicação de Super Fosfato Triplo, independentemente da forma de aplicação. Já os fosfatos naturais, por apresentar menor solubilidade, tendem a ser mais eficientes na acumulação de P, quando aplicados de forma localizada, tanto no primeiro quanto no segundo ciclo de cultivo. Quanto a acumulação de Ca, pode-se constatar que os fosfatos naturais propiciaram maior acúmulo deste elemento, quando aplicados em superfície no primeiro ciclo. Já no segundo ciclo a aplicação de forma localizada foi mais eficiente na acumulação de Ca.
Thesagro: Fosfato
Milho.
Data Created: 2007-08-23
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OPB1349.pdf56,59 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace