Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/159836
Título: Estudo comparativo da polinização de Mangifera indica L. em cultivo convencional e orgânico na região do Vale do Submédio do São Francisco.
Autor: SIQUEIRA, K. M. M. de
KIILL, L. H. P.
MARTINS, C. F.
LEMOS, I. B.
MONTEIRO, S. P.
FEITOZA, E. de A.
Afiliación: KÁTIA MARIA MEDEIROS DE SIQUEIRA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
LUCIA HELENA PIEDADE KIILL, CPATSA
CELSO FEITOSA MARTINS, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA
IVANICE BORGES LEMOS, CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO
SABRINA PITOMBEIRA MONTEIRO, CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO
EDSÂNGELA DE ARAÚJO FEITOZA, CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO.
Año: 2008
Referencia: Revista Brasileira de Fruticultura, v. 30, n. 2, p. 303-310, jun. 2008.
Descripción: O presente estudo foi desenvolvido durante os anos de 2005/2006, em plantio comercial de mangueira, da variedade Tommy Atkins, na Fazenda Frutex, em Petrolina-PE, objetivando verificar a biologia floral, bem como o estudo comparativo sobre o comportamento, a freqüência e a sazonalidade dos visitantes florais em cultivo orgânico e convencional. As inflorescências da mangueira apresentam flores masculinas e hermafroditas, na proporção de 2:1, com predominância das primeiras na base da panícula. A antese é diurna, assincrônica, com liberação de forte odor adocicado. As flores apresentam dicogamia, caracterizada pela deiscência das anteras 24h após a antese. A produção de néctar é contínua e em pequenas quantidades, em média 0,045 µL por flor. Quanto aos visitantes florais foram registradas 21 espécies, pertencentes às ordens: Diptera, Hymenoptera, Lepidoptera e Odonata. Apis mellifera foi a espécie mais freqüente nos dois tipos de cultivo. Dentre os dípteros, destacaram-se Belvosia bicincta (17,7%) e Musca domestica (10,2%) como as mais freqüentes em cultivo convencional e orgânico, respectivamente. A diversidade e o número de visitas foram maiores em cultivo orgânico. A utilização de agrotóxicos durante a floração reduziu a freqüência de visitas das abelhas em 50% e dos dípteros em 20%. Devido ao seu comportamento, freqüência e ativo deslocamento nas inflorescências, A. mellifera foi considerada como o polinizador mais eficiente da cultura para a região do Vale do Submédio São Francisco.
Thesagro: Apis Mellifera
Manga
Mangifera Indica
Polinização
Variedade
NAL Thesaurus: Musca domestica
Palabras clave: Tommy Atkins
Cultivo convencional
Orgânico
Dípteros
Biologia flora
Belvosia bicincta
Mangueira
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
OPB1814.pdf313.42 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace