Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/16120
Título: Características químicas e físico-químicas de frutos do pequizeiro(Caryocar coriaceum Wittm.).
Autoria: OLIVEIRA, M. E. B. de
GUERRA, N. B.
ALVES, R. E.
MAIA, A. de H. N.
MATOS, N. M. dos S.
SAMPAIO, F. G. M.
XAVIER, D. SILVA da
LOPES, M. M. T.
Afiliação: MARIA ELISABETH BARROS DE OLIVEIRA, CNPAT; Nonete Barbosa Guerra, UFPe; RICARDO ELESBAO ALVES, CNPAT; ALINE DE HOLANDA NUNES MAIA, CNPMA; Nádia Maria dos Santos Matos, UFPe; Francisca Gleiciene Martins Sampaio, UFPe; Daniele da Silva Xavier, Embrapa Agroindústria Tropical; Maria Micheline Teixeira Lopes, Embrapa Agroindústria Tropical.
Ano de publicação: 2008
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 20.; ANNUAL MEETING OF THE INTERAMERICAN SOCIETY FOR TROPICAL HORTICULTURE, 54., 2008, Vitória. Frutas para todos: estratégias, tecnologias e visão sustentável: anais. Vitória: INCAPER: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2008. 5p. CD-ROM.
Conteúdo: O Brasil apresenta uma rica diversidade biológica abrigando cerca de 30 % das espécies do reino animal e vegetal do planeta (Silva et al., 1994). Nesse contexto, a região do cerrado se destaca como o segundo maior bioma do país em extensão, fonte natural de recursos biológicos de flora e fauna. Das espécies típicas da região do cerrado, precisamente da Chapada do Araripe, CE, destaca-se o pequizeiro (C. coriaceum), pertencente ao gênero Caryocar e à família Caryocaraceae. Seus frutos cuja casca permanece de cor verde, independentemente do estádio de maturação, apresentam: tamanho variado com dimensão de uma laranja; endocarpo espinhoso e polpa amarelo-alaranjada e, em seu interior, um a quatro caroços, dentro dos quais encontram-se as amêndoas ou castanhas, que apresentam elevado teor de óleo (MACEDO, 2005).Embora, explorado de forma extrativista como matéria prima para diversos fins, são exíguas as informações a respeito do pequizeiro, semelhantemente, ao que ocorre com outras plantas nativas. Das várias espécies desta planta, a mais pesquisada é a C. Brasiliense. Pouco se sabe, entretanto, sobre a C. coriaceum. Para um melhor aproveitamento do seu potencial, foi realizada esta pesquisa sobre as características químicas e físico-químicas da polpa e da amêndoa do pequi (C. coriaceum) nativo da Chapada do Araripe, tendo em vista obter dados de interesse nutricional e industrial.
Thesagro: Pequi
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008AA116.pdf160,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace