Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/162545
Título: Valor nutritivo do farelo de coco em ovinos: consumo da matéria seca, matéria orgânica, proteína bruta e extrato etéreo.
Autoria: MERLO, F. A.
SILVA, A. G. M. e
BORGES, I.
NEIVA, J. N.
RODRIGUEZ, N. M.
SALIBA, E. de O. S.
MORAES, S. A. de
GONÇALVES, N. C.
BESERRA, L. T.
ASSIS, B. S. de
Afiliação: Fernanda Albuquerque Merlo, UFMG
André Guimarães Maciel e Silva, UFPA
Iran Borges, UFMG
José Neuman Neiva, UFTO
Norberto Mário Rodriguez, UFMG
Eloisa de Oliveira Simões Saliba, UFMG
SALETE ALVES DE MORAES, CPATSA
Nélio Cunha Gonçalves, UFMG
Liandro Torres Beserra, UFCE
Bianca Seridan de Assis, UFMG.
Ano de publicação: 2007
Referência: In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE CAPRINOS E OVINOS DE CORTE, 3., 2007, João Pessoa. Anais... João Pessoa: SEBRAE-PB: EMEPA-PB, 2007.
Conteúdo: Com o objetivo de avaliar o valor nutritivo do farelo de coco (Cocus nucifera) foi determinado o consumo da matéria seca (MS), matéria orgânica (MO), proteína bruta (PB) e extrato etéreo (EE) em borregos deslanados alojados em gaiolas metabólicas providas de separadores de fezes e urina recebendo feno de tifton-85 e níveis crescentes de farelo de coco nos níveis de zero, oito, 17 e 25% de farelo de coco com base na matéria natural, em um esquema inteiramente ao acaso com quatro tratamentos (nível de farelo de coco) e seis repetições (borregos) por tratamento perfazendo um total de 24 observações, empregando o método SNK a 5% de probabilidade para comparação das médias. Constatou-se pela comparações de médias que não houve efeito do nível de inclusão do farelo de coco sobre o consumo da MS, MO e PB, nem do consumo das suas frações digestíveis, no entanto houve efeito sobre o consumo do EE e do EE digestível com a inclusão do farelo de coco. As regressões detectaram efeito quadrático do nível de farelo de coco sobre o CMS, CEE e CEED e efeito linear negativo sobre o CMO, sendo que os consumos máximos de EE estariam entre 19 e 21% de inclusão de farelo de coco e os de matéria seca próximos a 4% de farelo de coco. Concluiu-se que o nível de inclusão de farelo de coco não influenciou o consumo de PB, no entanto teve efeito sobre o CMS, CMO e CEE totais e digestíveis, sendo que os níveis máximos de inclusão recomendados seriam de 20% de farelo de coco.
Thesagro: Coco
Consumo
Digestibilidade
Farelo
Matéria Seca
Nutrição Animal
Subproduto
Ovino
NAL Thesaurus: Sheep
Coconuts
Digestibility
Palavras-chave: Cocus Nucifera
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OPB1762.pdf81,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace