Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/189032
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorFERES, J. M.
dc.contributor.authorGUIDUGLI, M. C.
dc.contributor.authorSILVA, A. J. da
dc.contributor.authorMESTRINER, M. A.
dc.contributor.authorCIAMPI, A. Y
dc.contributor.authorHUAMAN, C. A. M. y
dc.contributor.authorALZATE-MARIN, A. L.
dc.date.accessioned2024-07-31T19:55:48Z-
dc.date.available2024-07-31T19:55:48Z-
dc.date.created2008-01-29
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA, 58., 2007, São Paulo. A botânica no Brasil: pesquisa, ensino e políticas públicas ambientais. [S.l.]: Sociedade Botânica do Brasil, 2007.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/189032-
dc.descriptionA expansão das fronteiras agrícolas em Ribeirão Preto (SP) tem causado constante desmatamento de áreas nativas, fazendo-se necessária a implantação de um Banco de Germoplasma no campus da USP/RP (BG/USP/RP), visando conservar ex-situ 44 espécies arbóreas originárias da Floresta Estacional Semidecidual da região. A avaliação e caracterização da variabilidade genética contida nos bancos de germoplasma contribuem para sua manutenção adequada e prevenção de possíveis perdas genéticas, com o estabelecimento de melhores áreas de coletas. Além disso, a correta identificação da origem das progênies conservadas garantirá reflorestamentos bem sucedidos, resultado da seleção de materiais de alta variabilidade genética. Entre as espécies conservadas no BG/USP/RP encontra-se o Jatobá (Hymenaea courbaril L.), árvore de importância ecológica e econômica seriamente ameaçada. O objetivo desse trabalho foi realizar análises de maternidade de 176 progênies de Jatobá conservadas no BG/USP/RP e derivadas de 88 matrizes localizadas entre as bacias dos rios Pardo e Mogi-Guaçu, utilizando marcadores moleculares microssatélites (SSR). O DNA foi extraído das amostras de folhas coletadas e amplificado com 6 primers SSR. A partir dos dados gerados foram estimados parâmetros genéticos de diversidade e feita a análise de parentesco com auxílio do programa Cervus 3.0. As análises dos seis locos SSR detectaram alto nível de polimorfismo (17,67 alelos/loco) e um PIC (0,80) altamente informativo. As freqüências alélicas apresentaram valores intermediários, apontando esses marcadores como uma poderosa ferramenta molecular para análises de parentesco. A maternidade foi confirmada, com 95% de probabilidade, para 114 progênies (65%) e com 80% de probabilidade para 143 progênies (81%). Estes resultados mostram que a plantação destas progênies no BG/USP/RP foi feita com sucesso, já que a maioria das sementes de H. courbaril são de origem conhecida e detentoras de alta variabilidade genética.por
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleAnálise de maternidade da espécie florestal Hymenaea courbaril conservada no banco de germoplasma da USP/RP utilizando marcadores microssatélites.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroHymenaea Courbaril
dc.subject.thesagroJatobá
dc.subject.thesagroReflorestamento
riaa.ainfo.id189032
riaa.ainfo.lastupdate2024-07-31
dc.contributor.institutionJuliana Massimino Feres, Faculdade de Medicina; Marcela Corbo Guidugli, Faculdade de Medicina; Antônio Justino da Silva; Universidade de São Paulo; Moacir Antônio Mestriner, Faculdade de Medicina; Ana Yamaguishi Ciampi, Embrapa Recursos Genéticos e Biote.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CENARGEN)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
133.pdf97.54 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace