Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/190348
Título: Diversidade genética de acessos de maracujás do Cerrado com base no perfil de ácidos graxos presentes no óleo das sementes.
Autoria: LOPES, R. M.
FALEIRO, F. G.
COSTA, T. da S. A.
Afiliação: RENATA MIRANDA LOPES; FÁBIO GELAPE FALEIRO, EMBRAPA CERRADOS; TANIA DA SILVEIRA AGOSTINI COSTA, EMBRAPA RECURSOS GENÉTICOS E BIOTECNOLOGIA.
Ano de publicação: 2008
Referência: In: SIMPÓSIO NACIONAL CERRADO, 9.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL SAVANAS TROPICAIS, 2., 2008, Brasília, DF. Desafios e estratégias para o equilíbrio entre sociedade, agronegócio e recursos naturais: anais... Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2008. 1 CD-ROM. Organizado por Fábio Gelape Faleiro e Austeclínio Lopes de Farias Neto.
Conteúdo: O Cerrado brasileiro é reconhecido como a savana mais rica do mundo em biodiversidade. Segundo dados do IBGE (2008) são 10.000 espécies de plantas, sendo 4.400 endêmicas desse bioma; muitas destas espécies possuem potencial frutífero, entre elas as Passifloráceas. Existem no mundo mais de 580 espécies de maracujazeiros, sendo a grande maioria procedente da América Tropical, tendo ocorrência de mais de 40 espécies no Cerrado das quais pelo menos cinco recebem o nome popular de Maracujá-do-cerrado (Braga, 2005; Oliveira & Ruggiero, 2005). De acordo com Oliveira et al (1994); Souza & Meletti, (1997) citadas por Braga (2005) o número de espécies no Brasil é de 111 a 150, sendo que o maior centro de diversidade genética deste gênero localiza-se no Centro-Norte do Brasil. Grande parte da variabilidade genética do gênero Passiflora se encontra dispersa no território brasileiro, o que coloca nosso país entre um dos principais centros de diversidade genética desse gênero; dessa forma a caracterização e exploração da diversidade genética dessas espécies podem revelar recursos genéticos de grande valor, como novas variedades para os sistemas de produção ou utilização em programas de melhoramento genético, sendo uma importante demanda para a pesquisa (Ferreira, 2005; Faleiro et al.2005). Objetivou-se com esse trabalho analisar a diversidade genética de acessos de maracujás do cerrado a partir de ácidos graxos presentes no óleo das sementes destes frutos.
Thesagro: Ácido Graxo
Maracujá
Óleo
Semente
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CENARGEN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
30624.pdf168.89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace