Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/212963
Título: Estimativas de parâmetros genéticos e fenotípicos do tempo de cocção dos grãos de feijão.
Autor: BELICUAS, P. R.
RAMALHO, M. A. P.
ABREU, A. de F. B.
Afiliación: PEDRO RADI BELICUAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
MAGNO ANTONIO PATTO RAMALHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
ANGELA DE FATIMA BARBOSA ABREU, CNPAF.
Año: 2002
Referencia: In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA DE FEIJÃO, 7., 2002, Viçosa, MG. Resumos expandidos. Viçosa, MG: Universidade Federal de Lavras, 2002.
Páginas: p. 406-409.
Descripción: o tempo de cocção é um dos caracteres de maior importância na aceitação de uma cultivar de feijão pelos consumidores, por isso tem merecido a atenção dos melhoristas há longo tempo. Nos trabalhos realizados, ficou evidenciado que o caráter é controlado geneticamente, porém sofre efeito pronunciado do ambiente, especialmente relacionado às condições de armazenamento. Visando à obtenção de informações sobre o controle genético do caráter, foram estimados parâmetros genéticos e fenotípicos a partir dos cruzamentos biparentais: G2333 x CI-107, G2333 x Ouro Negro, G2333 x IAC-Aruã', CI-I07 x Amarelinho e CI-107 x Carioca-80, sendo que os parentais CI-107, Ouro Negro e IAC-Aruã foram identificados como de menor tempo de cocção.
Thesagro: Cocção
Feijão
Grão
Phaseolus Vulgaris
Melhoramento Genético Vegetal
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPAF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CONAFE-2002-p.406.pdf1.25 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace