Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/242567
Título: Controle biológico natural exercido por trichogramma spp. (hymenoptera trichogrammatidae) sobre os ovos de erinnyis ello (lepidoptera: sphingidae) em mandiocais de Mato Grosso do Sul.
Autoria: DUARTE, M. M.
RODHEN, V. da S.
GOMEZ, S. A.
Afiliação: SERGIO ARCE GOMEZ, CPAO.
Ano de publicação: 2005
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA, 11., 2005, Campo Grande. Ciência e tecnologia para a raiz do Brasil: anais. Campo Grande: Governo do Estado; Dourados: Embrapa Agropecuária Oeste, 2005.
Conteúdo: O mandarová-da-mandioca, Erinnyis ello (Lepidoptera: Sphingidae) é considerado uma das pragas mais importantes da mandioca, porque pode desfolhar rapidamente grandes extensões de plantações em ocasiões de surtos mais fortes (Bellotti & Schoonhoven, 1978). Ocorre somente nas Américas, onde tem ampla distribuição geográfica, estendendo-se desde o Sudeste do Brasil até a Argentina e o Paraguai, passando pela bacia do Caribe e chegando ao Sudeste dos Estados Unidos da América (Bellotti & Schoonhoven, 1978; Bellotti, 2000). A sua incidência cíclica geralmente coincide com o início das estações chuvosas, mas pode ocorrer durante todo o ano, variando, entretanto, de intensidade. A larva de E. ello tem cinco ínstares e consome até 1.100 cm2 de folha, cerca de 75% deste durante o quinto ínstar
Thesagro: Mandioca
Notas: Publicação original em CD-ROM.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPAO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
27521.PDF76.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace