Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/24572
Título: Mudanças climáticas e impactos na necessidade hídrica das culturas perenes na Bacia do Jaguaribe, no Estado do Ceará.
Autoria: GONDIM, R. S.
CASTRO, M. A. H. de
EVANGELISTA, S. R. M.
TEIXEIRA, A. dos S.
FUCK JUNIOR, S. C. de F.
Afiliação: RUBENS SONSOL GONDIM, CNPAT; MARCO AURÉLIO HOLANDA DE CASTRO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; SILVIO ROBERTO MEDEIROS EVANGELISTA, CNPTIA; ADUNIAS DOS SANTOS TEIXEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; SERGIO CESAR DE FRANCA FUCK JUNIOR, CNPAT.
Ano de publicação: 2008
Referência: Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 43, n. 12, p. 1657-1664, dez. 2008.
Conteúdo: O objetivo deste trabalho foi avaliar os impactos das mudanças climáticas na demanda de água para irrigação de culturas perenes, na Bacia do Jaguaribe, no Estado do Ceará. Foi empregado o sistema integrado de modelagem regional PRECIS (“Providing Regional Climates for Impact Studies”), e aplicado o método de redução de escala de bacia hidrográfica, com as condições de contorno do modelo climático regional (HadRM3P). Foi utilizado um conjunto de climatologia de base do modelo de 1961 a 1990 e de projeções climáticas futuras. As coordenadas geográficas da região em estudo foram consideradas para interpolação num sistema de informação geográfica. A evapotranspiração de referência foi estimada por meio de dados da temperatura média mensal. As mudanças climáticas projetadas aumentaram a demanda projetada de água para irrigação, porque a evapotranspiração foi estimada para aumentos de 3,1 a 2,2% e a precipitação pluvial foi estimada para diminuições de 30,9 a 37,3%. O aumento da necessidade hídrica foi estimada em 32,9% a 43,9%, para o ano de 2040, conforme o cenário analisado.
Thesagro: Clima
Evapotranspiração
Irrigação
Sistema de Informação Geográfica
NAL Thesaurus: Evapotranspiration
Irrigation
Geographic information systems
Climate change
Palavras-chave: SIG
Culturas perenes
Digital Object Identifier: https://doi.org/10.1590/S0100-204X2008001200003
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPTIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AP-Mudancas-climaticas-PAB-2008.pdf1.45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace