Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/254820
Título: Decomposição de resíduos de forrageiras em dois ambientes de Mato Grosso do Sul.
Autor: LIMA, R. R. B.
SALTON, J. C.
MACHADO, L. A. Z.
Afiliación: R. R. B Lima, Centro Universitário da Grande Dourados; Júlio César Salton, Embrapa Agropecuária Oeste; Luiz Armando Zago Machado, Embrapa Agropecuária Oeste.
Año: 2007
Referencia: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 31., 2007, Gramado. Conquistas e desafios da ciência do solo brasileira. [Porto Alegre]: UFRGS Solos: SBCS Núcleo Regional Sul, 2007.
Páginas: 4 p.
Descripción: A inclusão de espécies com elevado potencial de produção de palha e menor taxa de decomposição dos resíduos é extremamente impoÍtante para a composição de sistemas de culturas para regiões de clima tropical. Nestes ambientes, o uso do Sistema Plantio Direto (SPD) e da lntegração Lavoura-Pecuária (lLP) é cada vez mais intenso e a identiÍicação de espécies apropriadas à estes sistemas constitui-se numa Íorte demanda, Com objetivo de avaliar a produção e a taxa de decomposição da matéria seca, Íoram avaliadas seis espécies utilizadas para Íorragem e/ou cobertuÍa do solo em Dourados e São Gabriel do Oeste,MS. As avaliações foram realizadas durante o cultivo da soja, a qual Íoi semeada sobre a resteva das espécies Íorrageiras, previamente dessecadas. Os experimentos foram implantados no delineamento de blocos ao acaso com qualro repetiçóes, sendo as parcelas de 6 x 10 m. Para a determinaçáo da taxa de decomposição Íoram empregadas bolsas plásticas (litter bags) com 20 x 20 cm de tamanho e malha de 2 mm, os quais foram recolhidos a cada intervalo de 20 dias, durante o ciclo da soja. Os dados climáticos foram obtidos de estações meteorológicas próximas dos locais dos experimentos. As maiores quantidades de massa seca Íoram produzidas pelo Panicum maximun cv.
Thesagro: Palha
Notas: E em: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 31., 2007, Gramado. Conquistas e desafios da ciência do solo brasileira: livro de resumos. Porto Alegre: SBCS Núcleo Regional Sul, 2007. p. 84. Ref. 168-9120.
Tipo de Material: Parte de livro
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Capítulo em livro científico (CPAO)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
29942.pdf279.32 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace