Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/255671
Title: Produção de massa e decomposição de diferentes plantas de cobertura na Região Norte Matogrossense.
Authors: SILVANETO, J. A.
LANGE, A.
SILVA, C. J.
ROQUE, C. G.
DARDENGO, L.
SCHONINGER, E. L.
Affiliation: J. A. Silvaneto, UNEMAT; A. Lange, UNEMAT; César José da Silva, Embrapa Agropecuária Oeste; C. G. Roque, UNEMAT; L. Dardengo, UNEMAT; E. L. Schoninger, UNEMAT.
Date Issued: 2008
Citation: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 28.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 12.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 10.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 7., 2008, Londrina. FertBio 2008: desafios para o uso do solo com eficiência e qualidade ambiental: anais. Londrina: Embrapa Soja: SBCS: IAPAR: UEL, 2008. Organizado por: Adilson de Oliveira Júnior, Regina Maria Villas Bôas de Campos Leite, César de Castro, Fábio Álvares de Oliveira; Odilon Ferreira Saraiva.
Description: A demanda por alternativas para produção de palha para o período das águas e de safrinha tem crescido, em função da necessidade do agricultor diminuir o impacto do monocultivo, em reduzir custos de produção, incrementar a renda, proteger o solo na entressafra, criar oportunidade para a ILP e maximizar o uso dos fatores ambientais com maior renda e preservação. Visando avaliar a produção de palha, o processo de decomposição em diferentes espécies de plantas de cobertura/adubos verdes desenvolveu-se um experimento em Latossolo Vermelho Amarelo, no município de Alta Floresta –MT. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, num esquema fatorial 2x5, constando de duas seqüências de cultivo [planta de cobertura-soja (sistema 1) e soja-planta de cobertura (sistema 2)] e cinco espécies de plantas de cobertura: sorgo, braquiária MG5, braq. ruziziensis, milheto e pousio. A velocidade de decomposição dos resíduos foi determinada pela técnica de sacos de nylon, sendo realizadas cinco avaliações (30, 60, 90, 120, 150 após seu manejo) para avaliação da decomposição da cobertura morta. Coletaram-se em cada avaliação dois saquinhos com material por parcela. O material foi seco em estufa com circulação forçada de ar a 70oC, até atingir peso constante, e os resultados transformados para kg ha-1 . O sorgo obteve a maior porcentagem de massa remanescente aos 150 dias de avaliação demonstrando maior resistência à decomposição ao longo de período.
Thesagro: Solo
Keywords: Cobertura
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
31136.pdf135.38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace