Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/277808
Title: Propagação vegetativa de Cnidoscolus Phyllacanthus por estaquia.
Authors: ARRIEL, E. F.
RODRIGUES, A. A.
ARRIEL, N. H. C.
SANTOS, C. C. M.
FREIRE, A. L. O.
FARIAS JUNIOR, J. A.
ARRIEL, D. A. A.
Affiliation: Eder Ferreira Arriel, UFCG; Allyson Alves Rodrigues, UFCG; Nair Helena Castro Arriel, CNPA; Camila C. Monteiro Santos, UFCG; Antônio Lucineudo Oliveira Freire, UFCG; José Aminthas Farias Junior, UFCG; Daniele Aparecida Alvarenga Arriel, UFLA.
Date Issued: 2008
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PLANTAS OLEAGINOSAS, ÓLEOS, GORDURAS E BIODIESEL, 5.; CLÍNICA TECNOLÓGICA EM BIODIESEL, 2., 2008, Lavras. Biodiesel: tecnologia limpa. Anais... Lavras: UFLA, 2008.
Pages: 15p.
Description: A faveleira é uma planta xerófila que pode ser empregada para recuperação de áreas degradadas, alimentação animal e humana, medicina, serraria e energia, dentre outros. Este trabalho teve como objetivos avaliar o efeito de quatro concentrações de ácido indolbutírico (AIB), de dois substratos e de dois ambientes, no enraizamento de estacas de faveleira. O trabalho foi realizado em dois ambientes: Um em canteiros suspensos protegidos individualmente com telado que retém 50% da intensidade luminosa e com sistema de irrigação controlada (seis vezes diária durante três minutos cada) e o outro em canteiros suspensos localizado no interior de um telado com a mesma percentagem de retenção de luz que o anterior e com duas irrigações diárias de 15 minutos cada. Depois de transcorridos 186 dias do plantio das estacas, foram analisados os seguintes caracteres: número de estacas vivas, número de estacas enraizadas, massa seca de raízes (g), massa seca da parte aérea (g) e massa seca total (g). Estacas de faveleira tratadas com 3 g/L de AIB apresentaram maior massa seca de raízes, independentemente do substrato utilizado. Embora não significativas estatisticamente, em todas as variáveis analisadas, as maiores médias foram observadas para o substrato composto por 50% de terra, 30% de esterco bovino e 20% de areia. As condições ambientais do telado foram melhores para promover o enraizamento das estacas de faveleira.
Thesagro: Clonagem
Propagação Vegetativa
Silvicultura
Keywords: Oleaginosa
Melhoramento florestal
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARRIEL-21504.pdf544,21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace