Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/290820
Título: Influência de Guadua paraguayana Döll sobre a estrutura e a regeneração de um remanescente florestal no alto Tibagi, estado do Paraná.
Autoria: GALVÃO, F.
RODERJAN, C. V.
POZZOBON, M.
AUGUSTIN, C. R.
CURCIO, G. R.
COSMO, N. L.
ANDRADE, B. O.
VÖLTZ, R. R.
LONGHI-SANTOS, T.
Afiliação: FRANKLIN GALVÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; CARLOS VELLOZO RODERJAN, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; MAURICIO POZZOBON, PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU; CÁTIA REGINA AUGUSTIN, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; GUSTAVO RIBAS CURCIO, CNPF; NELSON LUIZ COSMO, PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA; BIANCA OTT ANDRADE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; RAFAEL ROSENSTOCK VÖLTZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; TOMAZ LONGHI-SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ.
Ano de publicação: 2014
Referência: Ambiência, v. 10, n. 3, p. 769-783, 2014.
Conteúdo: Tão logo detectada a invasão do bambu Guadua paraguayana na planície aluvial do rio Tibagi, Ponta Grossa-PR, buscou-se avaliar, por meio de levantamento fitossociológico e indicadores associados à estrutura e funcionamento de formações florestais, a agressividade e influência da espécie sobre a estrutura e regeneração de um remanescente de Floresta Ombrófila Mista Aluvial. O estudo fitossociológico consistiu na instalação de dezesseis parcelas (50 m²) para inventário dos indivíduos arbóreos com CAP ≥ 15 cm e dezesseis parcelas (4 m²) para estudo da regeneração natural. Os resultados atestam que a presença de G. paraguayana na riqueza de espécies da floresta, mortalidade, número de indivíduos arbóreos, vitalidade dos indivíduos remanescentes, profusão de epífitos vasculares e avasculares, na regeneração natural e incidência de radiação no interior das parcelas, é significativa. Mas, apesar de as alterações provocadas por este bambu comprometerem a dinâmica de regeneração no remanescente, a espécie é apenas um agravante, não a causa da degradação ambiental.
Thesagro: Bambu
Regeneração Natural
Degradação Ambiental
NAL Thesaurus: Phytosociology
Invasive species
Bamboos
Natural regeneration
Environmental degradation
Palavras-chave: Guadua paraguayana
Floresta Ombrófila Mista Aluvial
ISSN: 1808-0251
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Influencia-de-Guadua-paraguayana-Doll-no-alto-Tibagi-Parana-2014.pdf896.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace