Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/294100
Title: Influência do sexo, da sombra e da idade de folhas no sabor de chimarrão.
Authors: RAKOCEVIC, M.
MEDRADO, M. J. S.
LUCAMBIO, F.
VALDUGA, T. A.
Affiliation: UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI; MOACIR JOSE SALES MEDRADO, CNPF; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI.
Date Issued: 2006
Citation: In: CONGRESO SUDAMERICANO DE LA YERBA MATE, 4.; REUNIÓN TÉCNICA DE LA YERBA MATE, 4., EXPOSICIÓN DE AGRONEGOCIOS DE LA YERBA MATE, 2., 2006, Posadas. Actas. Posadas: INTA, 2006.
Pages: p. 31-36.
Description: O paradigma das industriais da erva-mate (Ilex paraguariensis St. Hil) é de que o sabor normal-suave do chimarrão provém de do processamento de folhas oriundas de plantas sombreadas. Questionando este conceito foram efetuados dois experimentos, independentes: 1/análise sensorial de bebida produzida a partir de folhas de plantas adultas cultivadas em sistemas contrastantes (monocultura - MO e floresta antropizada FUS) e 2/ análise química das plantas clonais cultivadas em mesmos sistemas produtivos. Folhas expostas ao sol (de ponteiras) apresentaram bebida mais suave do que as do interior das árvores (auto-sombreadas). As folhas originadas de MO e FUS não apresentaram diferença de sabor, apesar de que em MO a variação de amargor entre folhas auto-sombreadas e de ponteiras foi maior. Chimarrão originado de folhas dos machos foi mais suave do que o de folhas de plantas fêmeas. As folhas da erva-mate produzidas em MO foram mais ricas em glicose, frutose, nitrogênio, compostos fenólicos, tânicos e teobromina. Não se detectou sacarose em folhas verdes e nas folhas beneficiadas o teor sacarose mostrou-se importante, enquanto de monossacarídeos caiu. Resultados indicam que deve haver equívoco em relação ao conceito de que folhas sombreadas produzem chimarrão mais suave.
Thesagro: Sacarose
Ilex Paraguariensis
Tanino
Sabor
Keywords: Compostos fenólicos
Monossacarídeos
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sabor-sexo-Rakocevic-2-04.pdf106.43 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace