Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/303460
Título: Comparação das flutuações populacionais de Sirex noctilio e seu endoparasita Ibalia leucospoides em localidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Autor: LEITE, M. S. P.
IEDE, E. T.
GRAF, V.
Afiliación: EDSON TADEU IEDE, CNPF; VINALTO GRAF, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ.
Año: 1997
Referencia: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 16.; ENCONTRO NACIONAL DE FITOSSANITARISTAS, 7., 1997, Salvador. Resumos. Salvador: Sociedade Entomologica do Brasil / Cruz das Almas: EMBRAPA-CNPMF, 1997. p. 108.
Descripción: Ibalia leucospoides é um importante agente de controle biológico de S. noctílio, principal praga de Pinus spp., atingindo índices médios de parasitismo de 20%. Em maio de 1995, em dois locais no Estado do Rio Grande do Sul e três no Estado de Santa Catarina, foram selecionadas de cinco a dez árvores de P. taeda atacadas pela vespa-da-madeira. De cada uma delas, retiraram-se quatro toretes de 0,80 m de comprimento, do terço médio da planta. Os toretes permaneceram no campo até o final de setembro, quando foram transportados ao laboratório de Entomologia do CNPF/EMBRAPA e acondicionados individualmente em gaiolas. Todos os adultos de S. noctilio e !. leucospoides que emergiram, foram culutados semunalmente, determinando-se os índices de parasiti..no e as flutuações populacionais no período de outubro/95 a fevereiro/96.
Thesagro: Controle Biológico
Flutuação Populacional
Pinus spp
Praga
Sirex Noctilio
NAL Thesaurus: parasites
Palabras clave: Vespa-da-madeira
Ibalia leucospoides
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
Biological control organisms
Pest
Tipo de Material: Resumo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CBE-1997-IEDE-Comparacao-das-flutuacoes.pdf2.05 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace