Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/315348
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorFERNANDES, L. S.
dc.contributor.authorAMAZONAS, M. A. L. A.
dc.contributor.authorTAVARES, L. B. B.
dc.date.accessioned2025-08-08T18:48:05Z-
dc.date.available2025-08-08T18:48:05Z-
dc.date.created2009-01-15
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE COGUMELOS NO BRASIL, 4.; SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE COGUMELOS COMESTÍVEIS, 3., 2008, Brasília, DF. Anais. Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2008. p. 153.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/315348-
dc.descriptionPara contribuir com os estudos sobre produção axênica de Lentinula boryana (Shiitake americano), o presente trabalho teve por objetivo estudar o crescimento micelial radial em diferentes condições, tendo como substrato base resíduos do processo de produção de palmito em conserva de palmeira real-da-austrália (Archontophoenix spp). Para análise preliminar do crescimento micelial foram utilizadas placas com resíduos triturados de palmeira (bainhas e estipe) distribuídos de forma isolada e misturada (50%) e suplementados com bagaço de mandioca e farelo de soja a 22 ºC, representando 11 tratamentos. Posteriormente foram analisadas a influência do pH inicial (4,5; 6,4 e 8,5), da fonte de nitrogênio (farelos de soja, arroz e trigo) e da luminosidade a 20 ºC, utilizando a mistura dos resíduos de palmeira. Em seguida foi analisada a influência de temperaturas mais reduzidas (15 “C e 18 ºC) no crescimento micelial em ausência de luz e com pH inicial de 4,0 e 4,5.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Documentos, 266).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPalmeira-real-da-austrália
dc.subjectLentinula boryana
dc.titleCinética de crescimento micelial radial de Lentinula boryana em resíduo de palmeira-real-da-austrália.
dc.typeResumo em anais e proceedings
riaa.ainfo.id315348
riaa.ainfo.lastupdate2025-08-08
dc.contributor.institutionLUCIANE SILVA FERNANDES, UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU; MARIA ANGELA LOPES DE ALMEIDA AMAZONAS, CNPF; LORENA BENATHAR BALLOD TAVARES, UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2008-AMAZONAS-Cinetica-de-crescimento.pdf88.68 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace