Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/31601
Título: "Cloud computation" na forma de serviços WEB para um banco de dados federativo STING_RDB.
Autoria: NESHICH, G.
JARDINE, J. G.
BERNARDES, R.
MAZONI, I.
MANCINI, A. L.
SILVEIRA, C. da
Afiliação: GORAN NESHICH, CNPTIA; JOSE GILBERTO JARDINE, CNPTIA; RICARDO MARTINS BERNARDES, CNPTIA; IVAN MAZONI, CNPTIA; ADAUTO LUIZ MANCINI, CNPTIA; CARLOS DA SILVEIRA, UNIFEI.
Ano de publicação: 2008
Referência: In: SIMPÓSIO SOBRE INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE CIENTÍFICA NA EMBRAPA, 1., 2008, Brasília, DF. Comunicações Selecionadas. Brasília, DF: Embrapa, 2008. Não paginado.
Conteúdo: O STING é um produto - plataforma com interface para fácil análise de estruturas macromoleculares (proteicas e de DNA) baseado em um conjunto de pre-calculados descritores de estrutura 3-dimensional destas moléculas. Os descritores encontram se em um banco relacional de dados, mantido automaticamente, atualizado em periodos regulares, acompanhando o crescimento de informações disponibilizadas publicamente pelos principais provedores e repositores mundiais, tais como: PDB, UNIPROT, HSSP, PROSITE, PROTHERM etc. Nossa proposta visa reformulação da maneira do trabalho e da desenvolvimento das principais ferramentas oferrecidas para a comunidade cientifica: queremos fazer o STING um "(bio)logic programable layer" em cima da "processing network layer" (composta por CENABIDs, e outros cluster e núcleos de alto processamento). A maior demanda no campo da Bioinformática é por SOFTWARE de qualidade e não como muitos acreditam, por numero elevado de CPUs. As condições de nosso trabalho permitem montar um sistema genuinamente distribuído, fazendo uso mais racional dos hardwares já adquiridos. Isso possibilitara também que outros interessantes pacotes (a maioria ainda protótipos de uma ideia promissora) de bioinformática, desenvolvidos nos mais diversos rincões de pesquisas possam ser tirados do seu ostracismo e trazidos para a integração. Logo, a racionalização acabara abrangendo também os aplicativos. O STING pode ser esse componente aglutinador, possivelmente tornando-se um padrão de componentização: uma verdadeira plataforma para desenvolvimento de aplicações distribuída em bioinformática. O STING se tornara uma API (Application Programming Interface) capaz de manipular todos os parâmetros presentes no seu RDB. As WEB-APIs dos diversos centros brasileiros e dos outros paises, estarão "virtualmente" integradas nos middlewares, e diferentes aplicações poderão ser montadas por diferentes usuários conforme os diferentes interesses.
NAL Thesaurus: Bioinformatics
Databases
Palavras-chave: Bioinformática
Web
Banco de dados
Estruturas macromoleculares
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPTIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cloudcomputation.pdf21,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace