Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/325639
Título: Ajustamento para heterogeneidade de variâncias por transformação de escala em características de crescimento na raça Tabapuã.
Autor: CAMPÊLO, J. E. G.
LOPES, P. S.
TORRES, R. de A.
SILVA, L. O. C.
EUCLYDES, R. F.
ARAÚJO, C. V. de
PEREIRA, C. S.
Año: 2001
Referencia: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 38., 2001, Piracicaba. Anais... Piracicaba: FEALQ, 2001.
Páginas: p. 523-524.
Descripción: Dividou-se, com base no desvio-padrão fenotípico do grupos de contepâraneos do peso a 120 dias de idade, os dados de pesos da raça Tabapuã em três classes: baixo (<14,9 kg), médio (de 14,9 a 18,3 kg) e alto (>18,9 kg) desvio-padrão fenotípico e utilizou-se transformações para as escalas logarítmica e padronização (divisão pelo desvio-padrão da classe) para correção de heterogeneidade de variâncias entre as classes formadas. Com os pesos a 120, 240 e 420 dias de idade, apresentados nas escala original, logarítmica e padronizada, em cada classe, realizou-se análises de variâncias em modelos sem efeitos maternos. Constatou-se a presença de variâncias heterogêneas entre as classes de desvios-padrão, sendo maiores os valores da médias, desvios-padrãoe herdabilidades dos pesos na classe de maior desvio-padrão fenotípico. As transformações de escalas avaliadas não se mostraram efetivas na eliminação da heterogeneidade de variâncias entre as classes. Sugere-se a necessidade de avaliação em modelos completos.
Thesagro: Melhoramento Genético Animal
Peso
NAL Thesaurus: animal breeding
beef cattle
weight
Palabras clave: Bovino de corte
Tabapuã
Tipo de Material: Parte de livro
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPGC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Ajustamento-heterogeneidade-variancias-2001.pdf28.28 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace