Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/326651
Título: Variabilidade genética em acessos de "Stylosanthes guianensis" utilizando marcadores RAPD.
Autor: CHIARI, L.
VALLE, J. V. R. do
RESENDE, R. M. S.
CANÇADO, L. J.
SALGADO, L. R.
LEGUIZÁMON, G. O. de C.
Afiliación: Lucimara Chiari, Bolsista de Desenvolvimento Científico Regional/CNPq, CNPGC; João Victor Rodrigues do Valle, Estagiário do CNPGC, Estudante de graduação em Ciências Biológicas na Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNI.
Año: 2006
Referencia: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 43., 2006, João Pessoa. Produção animal em biomas tropicais: anais. João Pessoa: Sociedade Brasileira de Zootecnia: UFPB, 2006.
Páginas: 4 p.
Descripción: O conhecimento da variabilidade genética e da relação entre diferentes acessos de "Stylosanthes guianensis" é importante para maximizar o uso dos recursos genéticos disponíveis. Dentro desse contexto, esse trabalho teve como objetivo avaliar a variabilidade genética em 20 acessos dessa espécie pertencentes ao banco de germoplasma da Embrapa Gado de Corte usando marcadores RAPD. Foram selecionados 40 iniciadores randômicos, que produziram um total de 210 bandas, sendo 82 polimórficas (39,05%). Os dados obtidos foram utilizados para gerar uma matriz de similaridade genética usando o coeficiente de Jaccard. A similaridade genética variou de 0,747 a 0,945, indicando uma variabilidade genética pouco acentuada entre os acessos estudados. Os acessos com menor similaridade genética foram SG01 e SG14. Os resultados das análises de agrupamento usando os métodos UPGMA e Tocher foram similares. Apesar da baixa variabilidade genética detectada entre os 20 acessos, esses podem ser separados em nove grupos distintos pelo método UPGMA e seis grupos pelo método de Tocher.
Thesagro: Estilosante
Leguminosa Forrageira
Leguminosae
Marcador Molecular
Melhoramento Genético Vegetal
Pastagem
Planta Forrageira
Stylosanthes Guianensis
NAL Thesaurus: Brazil
pastures
plant breeding
Palabras clave: Análise multivariada
UPGMA
Tocher
Campo Grande
Mato Grosso do Sul
Brasil
Feed crops
Feed grasses
Molecular markers
RAPD
Tipo de Material: Parte de livro
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPGC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Variabilidade-genetica-acessos-stylosanthes-2006.pdf23,75 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace