Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/330292
Título: Modelos de planejamento agrícola conservacionista com suporte de geoprocessamento: estudo de caso nos municípios de Paty de Alferes e Miguel Pereira - RJ.
Autor: CARVALHO JUNIOR, W. de
Afiliación: WALDIR DE CARVALHO JUNIOR, CNPS.
Año: 1996
Referencia: 1996.
Páginas: 115 f.
Descripción: Esta dissertação objetiva, com suporte do geoprocessamento, apresentar uma metodologia de um modelo de planejamento agrícola conservacionista, utilizando a Equação Universal de Perda de Solo (EUPS) associada à Aptidão Agrícola das Terras, já convencionalmente utilizada. A partir de uma revisão bibliográfica, são abordadas as bases conceituais relacionadas às Técnicas de Sensoriamento Remoto em Base Orbital; Sistemas de Informação Geográfica (SIG's); problemática da erosão do solo; modelo da EUPS e Aptidão Agrícola das Terras. Destes temas, é dado prioridade ao Modelo da EUPS, pois a partir dele é que são gerados mapas temáticos de Potencial Natural de Erosão (PNE), considerados como importantes subsídios ao planejamento agrícola. O fator comprimento da vertente, constante do modelo do PNE, foi utilizado segundo duas resoluções distintas, uma representada por células de 0.25 x 0.25 cm e outra, considerando um pixel de 0.5 x 0.5 cm. Este procedimento forneceu um significativo apoio ao critério metodológico adotado neste estudo. O desenvolvimento da base operacional esta vinculado à uma área teste, localizada nos limites dos Municípios de Paty de Alferes e Miguel Pereira, região esta, constituída de "mar de morros", que apresenta, inclusive, problemas de erosão dos solos em virtude da horticultura implantada (principalmente tomate). A comparação entre os modelos de PNE desenvolvidos neste estudo com o modelo de Aptidão Agrícola das Terras, convencionalmente utilizado, indicou haver uma boa correspondência entre a classe inapta de Aptidão Agrícola das Terras com as classes de maiores potenciais de erosão e terras aptas para a lavoura, com menores potenciais de erosão, o que garante os procedimentos metodológicos utilizados na presente dissertação. Em síntese, enfatiza que os planejamentos agrícolas conservacionistas necessitam envolver uma enorme gama de informações, que podem ser administradas por modelos, como o PNE e Aptidão Agrícola das Terras, gerados a partir de um suporte de geoprocessamento.
Thesagro: Aptidão Agrícola
Planejamento Agrícola
Sistema de Informação Geográfica
Erosão do Solo
NAL Thesaurus: Soil erosion
Geographic information systems
Land use planning
Palabras clave: Planejamento agrícola conservacionista
EUPS
Potencial natural de erosão
Geoprocessamento
Equação Universal de Perda de Solos
Notas: Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Tipo de Material: Teses
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Tese/dissertação (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Dissertacao-Waldir-de-Carvalho-Junior-1996.pdf11.05 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace