Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/409445
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Issue Date: 2007
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: CHISTÉ, R. C.
COHEN, K. de O.
MATHIAS, E. de A.
RAMOA JÚNIOR, A. G. A.
Additional Information: Renan Campos Chisté, UEPA; Kelly de Oliveira Cohen, CPATU; Erla de Assunção Mathias, UFPA; Afonso Guilherme Araújo Ramoa Júnior, UFPA.
Title: Estudo das propriedades físico-químicas e microbiológicas no processamento da farinha de mandioca do grupo d'água.
Publisher: Ciência e Tecnologia de Alimentos, Campinas, v. 27, n. 2, p. 265-269, jul./set. 2007.
Language: pt_BR
Description: O objetivo deste trabalho foi realizar a caracterização físico-química das etapas de processamento da farinha de mandioca do grupo d?água, bem como a identificação de contaminantes microbiológicos e físicos. As coletas das amostras foram realizadas em uma Casa de Farinha, no Município de Castanhal - PA. Selecionou-se os pontos de coleta: mandioca descascada e lavada após o período de molho (MD); mandioca triturada (MT); mandioca prensada (MP); e farinha de mandioca (FM), realizando-se as análises de umidade e acidez em todos os pontos de coleta e, para a farinha de mandioca, além destas, cinzas, atividade de água, proteínas, lipídios e amido. A umidade inicial da amostra MD foi de 59,22 a 62,64%, obtendo o produto final (FM) umidade de 1,43 a 2,12%. A acidez inicial foi alta (4,91 a 5,96 meq NaOH.100 g -1) na MD, ocorrendo aumento progressivo até a obtenção da farinha (6,54 a 10,19 meq NaOH.100 g -1), onde o exigido pela legislação é de 3 meq NaOH.100 g -1. Para o amido, o valor obtido foi de 73,19 a 75,31%, conforme o exigido pela legislação (mínimo 70%). A farinha apresentou-se aceitável pela legislação para Coliformes (<3 NMP.g -1). Para Bacillus cereus, a farinha apresentou valor <1 x 101 UFC.g -1, permitido pela legislação, e ausência de Salmonella. A farinha apresentou sujidades.
Thesagro: Farinha
Nutrição
Propriedade Físico-Química
Tecnologia de Alimento.
Year: 2008-03-20
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
08.pdf166,2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace