Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/411441
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDELIZA, R.
dc.contributor.authorMARQUES, R. L.
dc.contributor.authorSANTOS, J. G.
dc.contributor.authorFARAH, A.
dc.date.accessioned2025-11-07T06:27:47Z-
dc.date.available2025-11-07T06:27:47Z-
dc.date.created2008-01-21
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 5., 2007, Águas de Lindóia. Anais... Brasília, DF: Embrapa Café, 2007.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/411441-
dc.descriptionqualidade percebida da bebida de café está associada às suas características sensoriais, valorizadas pelo consumidor. Tal qualidade pode ser afetada por diversos fatores, dentre eles a presença de defeitos conhecidos como PVA. Denomina-se PVA a mistura de grãos de baixa qualidade contendo elevada quantidade de defeitos pretos (P), verdes (V) e ardidos (A). Tais grãos estão presentes nos produtos destinados ao mercado interno e são responsáveis pela perda de qualidade da bebida. Conseqüentemente, afetam as respostas hedônicas (preferência) dos consumidores. Investigar a preferência do consumidor em relação às bebidas contendo PVA é fundamental para direcionar o processador de café na elaboração dos blends, de maneira a disponibilizar no mercado produtos que serão apreciados. Este estudo objetivou avaliar a preferência entre bebidas de café preparadas a partir de grãos de boa qualidade (controle), os mesmos adicionados de porcentagens estabelecidas de PVA (20%, 50% ou 80%), 100% PVA (proveniente de máquina selecionadora eletrônica) e bebida comercial bastante reconhecida no mercado. Cem consumidores avaliaram as bebidas quanto à preferência, em escala hedônica estruturada de nove pontos. Os dados foram analisados por ANOVA, Mapa da Preferência e Cluster Analysis. Os resultados obtidos indicaram três segmentos de consumidores, agrupados de acordo com similaridade nas respectivas preferências. Observou-se que a adição de PVA tendeu a ser apreciada pelos segmentos de menor nível educacional, possivelmente devido à questão de familiaridade com o produto de baixa qualidade. Por outro lado, o segmento de maior nível educacional preferiu a bebida controle e a adicionada de 20% de PVA, às outras bebidas, sugerindo que tais indivíduos foram mais críticos em relação à qualidade da bebida.
dc.format1 CD-ROM.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPreferência do consumidor
dc.subjectPVA
dc.subjectDefeitos do café
dc.subjectMapa da Preferência
dc.titleA influência dos defeitos dos grãos de café na preferência da bebida.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroCafé
dc.description.notesConsórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café.
riaa.ainfo.id411441
riaa.ainfo.lastupdate2025-11-06
dc.contributor.institutionROSIRES DELIZA, CTAA; RACHEL L. MARQUES, CNPQ/UVA; JULIANA G. SANTOS, CNPQ/UFRRJ; ADRIANA FARAH, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CTAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
9192.pdf97,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace