Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/413920
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorASSAD, E. D.
dc.contributor.authorSANO, E. E.
dc.contributor.authorCUNHA, S. A. R.
dc.contributor.authorRODRIGUES, H. D. R.
dc.contributor.authorCORREA, T. B. S.
dc.date.accessioned2025-11-07T06:27:55Z-
dc.date.available2025-11-07T06:27:55Z-
dc.date.created2002-11-25
dc.date.issued2000
dc.identifier.citationIn: SIMPOSIO DE PESQUISA DOS CAFES DO BRASIL, 1., 2000, Pocos de Caldas, MG. Resumos expandidos... Brasilia: Embrapa Cafe: MINISPLAN, 2000. v.1, p.699-701.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/413920-
dc.descriptionPara eliminar divergências na interpretação dos resultados e agilizar os atuais métodos de detecção de fraudes em café torrado e moído, foi estabelecida uma metodologia baseada na análise por imagem e fundamentada no princípio de que diferentes materiais podem apresentar reflectâncias distintas em diferentes comprimentos de onda do espectro eletromagnético. Partiu-se da hipótese de que o pó de café adulterado, sendo submetido a uma fonte artificial de iluminação, teria uma reflectância nos canais R, G e B maior do que a do pó de café não adulterado. As amostras de café são submetidas as etapas de limpeza, secagem e homogeneização e, a seguir, efetua-se a geração de imagens multiespectrais, utilizando uma lupa eletrônica acoplada a uma câmara (CCD) que capta as imagens nas bandas RGB. As imagens geradas são passadas para um computador , onde são armazenadas, processadas e classificadas por meio de um “software” de processamento de imagens digitais. A resposta espectral de cada componente é identificada a partir do seu histograma ou diretamente sobre a imagem gerando um padrão. A área é calculada em porcentagem e para a quantificação final das impurezas na amostra utiliza-se uma curva de calibração entre a área relativa obtida pela classificação supervisionada de imagens e a porcentagem de impurezas presentes nas amostras. Destacam-se como vantagens: a agilidade da resposta para os casos em que se exige uma análise de uma grande quantidade de amostras; ausência de subjetividade; e a não destruição das amostras analisadas. Este método assegura um patamar mínimo de detecção de 93% das impurezas do produto.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectFraude
dc.subjectTorrado
dc.subjectMoido
dc.titleDetecção de fraudes em café torrado e moído por análise de imagem: caso do milho.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroCafé
dc.subject.thesagroControle de Qualidade
dc.subject.thesagroMétodo
riaa.ainfo.id413920
riaa.ainfo.lastupdate2025-11-06
dc.contributor.institutionEDUARDO D. ASSAD, EMBRAPA CERRADOS; EDSON EYJI SANO, CPAC; SILVIA A. R. CUNHA; HILDA DA ROSA RODRIGUES, CTAA; TANIA BARRETO SIMOES CORREA, CTAA.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CTAA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
155537-Art182f.pdf20,19 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace