Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/413941
Título: Controle biologico de Aspergillus na rizosfera do cafeeiro por acao antagonica de Trichoderma harzianum.
Autoria: CORREA, T. B. S.
ROBBS, C. F.
BITTENCOURT, A. M.
FREITAS-SILVA, O.
Afiliação: TANIA BARRETO SIMOES CORREA, CTAA; CHARLES FREDERICK ROBBS, CTAA; ANNA MARIA BITTENCOURT, CTAA; OTNIEL FREITAS SILVA, CTAA.
Ano de publicação: 2000
Referência: In: SIMPOSIO DE PESQUISA DE CAFES DO BRASIL, 1., 2000, Pocos de Caldas, MG. Resumos expandidos... Brasilia: Embrapa Cafe.; MINISPLAN, 2000. v.1, p.26-29.
Conteúdo: Este trabalho objetivou o estudo de Aspergillus ochraceus e antagonistas em solos da rizosfera de cafeeiros irrigados nos cerrados dos Estados de Minas, Bahia e Goiás, nos anos de 1998 e 1999. A incidência do fungo A. ochraceus em grãos monitorados endogenamente foi considerada elevada em algumas lavouras. Os nichos mais expressivos monitorados no agroecossistema foram: a rizosfera e os terreiros de secagem. Os isolamentos realizados revelaram a presença do fungo antagonista Trichoderma harzianum apontado como o agente da supressividade ou semi-supressividade do produtor de ocratoxina A (OTA). Estudos in vitro demonstraram o potencial antagônico de T. harzianum a A. ochraceus e seus propágulos de resistência, os microesclerócios. Este registro indica a possibilidade de futuro emprego do antagônico no controle biológico em rizosfera de cafeeiros infestados por A. ochraceus, produtores de OTA.
Thesagro: Café
Contaminação
Controle Biológico
Rizosfera
Trichoderma
NAL Thesaurus: Aspergillus ochraceus
Palavras-chave: Biocontrole
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CTAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Indust1.PDF34,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace