Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/414152
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorFARAH, A.
dc.contributor.authorNEVES, D. F. A.
dc.contributor.authorTRUGO, L. C.
dc.contributor.authorROSENTHAL, A.
dc.contributor.authorDELLA MODESTA, R. C.
dc.date.accessioned2025-11-07T06:28:21Z-
dc.date.available2025-11-07T06:28:21Z-
dc.date.created2002-11-25
dc.date.issued2002
dc.identifier.citationSIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 2., 2001, Vitória, ES. Anais... Brasília, DF: Embrapa Café, 2002. p. 1485-1492.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/414152-
dc.descriptionOs compostos fenólicos são bem conhecidos por suas características antioxidantes in vitro. Os ácidos clorogênicos (CGA) constituem um dos principais grupos entre os fenólicos e têm apresentado várias outras características farmacológicas importantes em estudos in vitro e em animais. Embora os grãos verdes do café contenham os maiores teores de CGA encontrados na literatura, durante seu processamento esSes compostos sofrem acentuada modificação. Estudou-se a modificação da composição dos principais ácidos clorogênicos de duas amostras de café, Coffea arabica (bebida mole) e C. canephora de cultivo brasileiro, nas torras: americana (clara), convencional (média) e extra forte (escura). A cor instrumental das amostras foi obtida através de medida de reflectância. Os CGAs foram extraídos e analisados de acordo com o método de Trugo e Macrae adaptado para sistema isocrático de HPLC. Umidade e lipídios totais foram determinados segundo os métodos da AOAC. Oito CGAs foram identificados. Houve diminuição gradativa nos teores totais de CGA à medida que a intensidade de torra aumentou; a amostra de café arábica apresentou perdas de cerca de 13, 47 e 86% nas torras americana, convencional e extra forte, respectivamente, e o café conillon apresentou perdas de 23, 58 e 88% nas torras americana, convencional e extra forte, respectivamente, em relação ao café verde. Apesar da grande perda de fenólicos na torra extra forte, os teores nas amostras submetidas a menor intensidade de torra ainda se destacam entre os outros alimentos e plantas medicinais reconhecidos por seus teores relativamente altos de CGA.
dc.format1 CD-ROM.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectFenolicos
dc.titleCompostos fenólicos em café torrado.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroCafé
dc.subject.thesagroQuímica
dc.subject.nalthesaurusPhenolic compounds
dc.subject.nalthesaurusCoffee (beverage)
dc.subject.nalthesaurusChlorogenic acid
riaa.ainfo.id414152
riaa.ainfo.lastupdate2025-11-07
dc.contributor.institutionADRIANA FARAH, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; D .F. A. NEVES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; L. C. TRUGO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; AMAURI ROSENTHAL, CTAA; REGINA CELIA DELLA MODESTA, CTAA.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CTAA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
industria11.PDF56.03 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace