Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/416657
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, E. dos S. de
dc.contributor.authorAVELAR, A. de S.
dc.contributor.authorCASTRO, I. M. de
dc.contributor.authorSANTELLI, R. E.
dc.date.accessioned2024-09-20T13:54:52Z-
dc.date.available2024-09-20T13:54:52Z-
dc.date.created2009-01-23
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 17., 2008, Rio de Janeiro. Manejo e conservação do solo e da água no contexto das mudanças ambientais. Rio de Janeiro: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: Embrapa Solos; Seropédica: Embrapa Agrobiologia, 2008. 1 CD-ROM. (Série Documentos, 101).
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/416657-
dc.descriptionAs cabeceiras de drenagem do Rio Paraíba do Sul abrigam importantes fragmentos florestais. No entanto, elas são caracterizadas pela ocupação do solo pela agricultura. A contaminação difusa por agroquímicos das águas destas bacias agrícolas indica risco ao meio ambiente e ao consumo humano, uma vez que as águas que drenam estas bacias abastem muitas cidades da Região Sudeste. A bacia hidrográfica do Córrego Sujo, Teresópolis, RJ foi selecionada como exemplo de ocupação do solo em uma área de remanescentes florestais de Mata Atlântica. Este trabalho avaliou a qualidade das suas águas frente aos principais parâmetros de qualidade que enquadram um corpo hídrico segundo o seu uso preponderante. A turbidez e a condutividade explicaram a grande variabilidade da qualidade das águas nos diferentes setores da bacia. No exudório da bacia do Córrego Sujo, no período alta pluviosidade, as águas atingiram valores de turbidez e concentração dos elementos Al, Cu, Fe e Mn que levaram ao seu enquadramento na Classe III segundo classificação do CONAMA 357/05. Os poluentes organoclorados persistentes (POPs) não foram detectados, porém os agrotóxicos organofosforados (OP) diazinon (0,88μg L-1), paration metílico (13,24 μg L-1), malation (13,2 μg L-1) e cloropirifos (> 0,047 μg L- 1) foram detectados após evento de chuva.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectOrganoclorado
dc.subjectIndicador geoambiental
dc.subjectOrganofosforado
dc.titleIndicadores geoambientais de qualidade das águas na Bacia do Córrego Sujo, Médio Vale do Rio Paraíba do Sul, Teresópolis (RJ).
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAgrotóxico
dc.subject.thesagroÁgua
dc.subject.thesagroQualidade da Água
dc.subject.thesagroPoluição da Água
dc.subject.thesagroPoluente
dc.subject.nalthesaurusWater pollution
dc.subject.nalthesaurusWater
dc.subject.nalthesaurusWater quality analysis
dc.subject.nalthesaurusOrganochlorine compounds
riaa.ainfo.id416657
riaa.ainfo.lastupdate2024-09-20
dc.contributor.institutionELBA DOS SANTOS DE OLIVEIRA, INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA; ANDRÉ DE SOUZA AVELAR, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; IZABELA MIRANDA DE CASTRO, CTAA; RICARDO ERTHAL SANTELLI, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CTAA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
9553.pdf265.31 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace