Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/426979
Title: Avaliação do potencial de patogenicidade de Enterococcus spp. isolados de queijo de coalho.
Authors: VASCONCELOS, N. M. de
BRUNO, L. M.
LIMA, C. P. de
CARVALHO, J. D.
Affiliation: Natália Moura de Vasconcelos, UFC; Laura Maria Bruno, CNPAT; Cristiane Pereira de Lima, UFC; Juliane Döering Carvalho, Unicamp.
Date Issued: 2007
Citation: In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROINDÚSTRIA TROPICAL, 5., 2007, Fortaleza, CE. Resumos... Fortaleza: Embrapa Agroindústria Tropical, 2007.
Description: Enterococcus spp. têm sido isolados de forma prevalente em amostras de queijo de Coalho. Provavelmente tais microrganismos desempenham importante papel no tocante às propriedades tecnológicas desse produto. No entanto, estas bactérias estão freqüentemente associadas a práticas inadequadas de manipulação e processamento durante a elaboração de produtos lácteos. Além disso, E. faecalis e E. faecium têm sido reportados como causa de sérias infecções nosocomiais. Com o intuito de determinar o potencial de patogenicidade de Enterococcus spp. isolados de queijo de Coalho, 64 cepas deste gênero, pertencentes a coleção de bactérias ácido Játicas da Embrapa Agroindústria Tropical, foram avaliadas. As culturas foram semeadas em ágar BHI, suplementado com 5% de hemácias de carneiro desfibrinadas, e incubadas a 37 °C/48h. A reação positiva para atividade de hemolisinas foi verificada pela formação de halos ao redor das colônias. Para avaliar a produção de gelatinase, as cepas foram inoculadas em ágar gelatina nutriente e incubadas a 21 °C/7 dias. A presença de liquefação do meio foi indicativa de reação positiva. A atividade de termonuclease foi avaliada após inoculação dos isolados, previamente cultivados em caldo BHI, em ágar Bacto- DNAse, suplementado com 0,83% de azul de toluidina 1 %, e incubados a 37 º/24h. A reação positiva foi determinada pela presença de zonas de coloração rosa no meio de cultura. Foram considerados patogênicos os isolados que apresentaram resultado positivo em pelo menos uma das avaliações realizadas. Desse modo, 42, 19% do total de Enterococcus spp.analisado foi patogênico.
Keywords: Enterococcus spp
Type of Material: Resumo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPAT)

Files in This Item:
File SizeFormat 
SP-4089.pdf485,21 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace