Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/427416
Título: Ocorrência de patógenos pós-colheita em frutos de abacaxi, mamão e melão no Nordeste brasileiro.
Autor: SILVA, M. de P. S. da
GONZAGA, A. de M.
CASTRO, G. H. M.
OSTER, A. H.
VIANA, F. M. P.
Afiliación: Maria de Paula Soares da Silva, estudante UFC; Ariadne de Mendonça Gonzaga, estudante UFC; George Harinson Martins Castro, estudante UFC; Andréia Hansen Oster, CNPAT; Francisco Marto Pinto Viana, CNPAT.
Año: 2008
Referencia: In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROINDÚSTRIA TROPICAL, 6., 2008, Fortaleza. Resumos.. Fortaleza: Embrapa Agroindústria Tropical, 2008.
Descripción: Universidade Federal do Ceará; 2 Embrapa Agroindústria Tropical, CP 3761, 60511-110, Fortaleza, CE, Brasil; maria_de_paula@yahoo.com.br O nordeste brasileiro é um dos principais pólos produtores e exportadores de frutas frescas no Brasil, gerando empregos e desenvolvimento regional. No entanto, grande parte dessa produção é perdida por causa da elevada incidência de podridões. Concomitante a isso, o aumento nas restrições dos consumidores e mercados importadores de fruta à utilização de agrotóxicos no controle destas podridões é uma realidade atual. O objetivo geral do projeto é avaliar diversos métodos de controle de podridões em abacaxi, mamão e melão buscando criar um novo modelo tecnológico integrado de tratamento pós-colheita de frutas frescas, visando reduzir ou mesmo eliminar riscos de contaminação química destas frutas. O objetivo da primeira etapa do projeto foi estudar a ocorrência dos principais fitopatógenos causadores de doenças pós-colheita em abacaxi, mamão e melão. Foram realizadas amostragens de frutos de abacaxi 'Pérola', mamão Formosa e melão Amarelo oriundos de diferentes regiões dos Estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. No Laboratório de Fitopatologia do CNPAT, os frutos foram desinfestados com solução de hipoclorito de sódio a 3,0% e, em seguida, lavados com água destilada esterilizada (ADE). Após a desinfestação, os frutos foram colocados em câmara úmida e mantidos em condições de laboratório, observando- se diariamente o aparecimento de sintomas de doenças. Para o isolamento dos patógenos, foram retirados fragmentos do tecido lesionado que foram plaqueados em meio batata-dextrose-ágar (BDA) e incubado a 25ºC. A identificação dos fitopatógenos foi realizada através das características culturais e morfológicas, através de microscopia ótica. Os géneros de fitopatógenos causadores de podridões em pós-colheita mais incidentes nos levantamentos foram: Penicillium e Fusarium, em abacaxi; Lasiodiplodia, Fusarium, Alternaria, Colletotrichum, em mamão; e Fusarium, Alternaria e Colletotrichum, em melão. Os fitopatógenos identificados serão devidamente conservados, em água destilada e esterelizada, para serem utilizados em ensaios posteriores.
Thesagro: Abacaxi
Mamão
Melão
Palabras clave: Patógenos
Tipo de Material: Resumo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPAT)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
SP-4342.pdf440,73 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace